João Pessoa
Feed de Notícias

Porto de Cabedelo movimenta 600 mil toneladas de cargas nos primeiros meses deste ano

sexta-feira, 8 de maio de 2015 - 09:51 - Fotos:  Cláudio César/Secom-PB

Seiscentas mil toneladas de cargas foram movimentadas no Porto de Cabedelo, entre os meses de janeiro e maio de 2015. Nesse período, 57 navios cargueiros vindos de vários países e estados brasileiros atracaram no cais e desembarcaram vários produtos com destaque para combustíveis e coque verde.

Com boa logística e localização estratégica no Nordeste, o Porto de Cabedelo registra por dia, atualmente, a movimentação de 40 carretas e o trabalho de 60 portuários a cada turno. Investimentos de R$ 3 milhões vão permitir que as operações de desembarque e embarque de cargas ocorram 24 horas.

Das embarcações que atracaram na Paraíba neste ano, três são de cargas para exportação de produtos do próprio estado. Em março, o navio Swift Arrow, das Bahamas, embarcou 6.932 toneladas de granito para a Itália. No mês de abril o navio Ikebana, de Singapura, embarcou para os Estados Unidos 5.611 toneladas de granito; em maio o Challota Narre, com bandeira tailandesa, levou para a Holanda 16.500 toneladas do minério ilmenita, um óxido natural de ferro e titânio.

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo, comemora a movimentação e destaca que o Governo do Estado tem feito um esforço no sentido de fazer com o 2015 seja mais um ano positivo para o Porto de Cabedelo. “Para isso, é importante que a gente consiga manter a chegada de navios. Sabemos que o momento é de dificuldades, mas que estamos enfrentando com muito trabalho e a perspectiva de melhorar mais ainda nossa situação no Porto”, pontuou.

Derivados de petróleo, álcool, coque verde, malte, trigo, pá eólica, clinker, granito, ilmenita, são os principais produtos que desembarcaram ou embarcaram nos primeiros meses deste ano envolvendo os navios cargueiros procedentes da França, Argentina, Estados Unidos, Índia, Uruguai, Portugal, Suécia, Paquistão, Singapura, Bahamas, Ilhas Marshall, China, Grécia, Panamá, Libéria, Chipre e Tailândia.

A vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, revela que desde a primeira gestão do governador Ricardo Coutinho o Porto de Cabedelo vem superando, ano a ano, a meta de movimentação. “Inclusive contrariando todo o cenário nacional porque enquanto em outros portos essas metas de movimentação se estabilizam, Cabedelo permanece desenvolvendo um crescimento e este ano agora nós perseguimos a meta de 2 milhões de toneladas”, destacou a executiva.