João Pessoa
Feed de Notícias

Porto de Cabedelo conclui última etapa para início da dragagem

quinta-feira, 29 de abril de 2010 - 09:57 - Fotos: 
O Porto de Cabedelo acaba de cumprir a última exigência da Secretaria Especial dos Portos (SEP) para o início das obras de dragagem.

A empresa G2 Meio Ambiente, licitada para prover os estudos de Batimetria Inicial, que consiste num diagnóstico da situação física e residual do fundo do mar, finalmente concluiu sua pesquisa.

O levantamento agora será encaminhado à SEP para que a secretaria avalie os dados obtidos e, em seguida, comunique a Interpa, empresa vencedora da licitação para a realização das obras de dragagem, a autorização para início das obras.

De acordo com o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo, Wagner Breckenfeld, muito em breve o Porto estará sendo dragado, visto que o processo não exigirá delongas como em outros procedimentos. “Assim que remetermos o estudo à SEP, ela terá pouco mais de duas semanas para comunicar sua avaliação sobre o documento. Em seguida, a Interpa vai apresentar o projeto executivo de dragagem, que será iniciada logo após a homologação do Departamento Hidrográfico da Marinha”, disse Wagner.
 
O diretor presidente da Docas/PB lembra que o prazo, inicialmente, fixado será cumprido. “Dissemos que as obras de dragagem iriam ser iniciadas ainda neste primeiro semestre e estamos dentro do prazo”, destaca Wagner. Outra exigência da SEP para o início das obras de dragagem, já cumprida pelo Porto, foi a entrega de um monitoramento ambiental.

                                                   Da Assessoria de Imprensa