Fale Conosco

25 de novembro de 2011

Portal Criança.PB é relançado com distribuição de 2 mil DVD’s



O respeito ao tratamento dado a crianças e a adolescentes nos meios de comunicação ganha força com a edição 2012 do projeto Criança.PB, lançado nesta sexta-feira (25) no auditório da PBPrev. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PB), visando atuar junto aos profissionais da imprensa.

Entre as ações do projeto está o portal Criança.PB, que foi relançado e atua na garantia de direitos de crianças e adolescentes, numa interface com a mídia local, governo e entidades não-governamentais. Na ocasião, foram entregues à Secretaria de Estado da Educação cerca de 2 mil DVDs da série “Juventude Vendida”, produzida pela TV Correio, para que o material seja distribuído entre as escolas da rede estadual de ensino.

“A Secretaria de Desenvolvimento Humano acredita que com a execução deste projeto, os meios de comunicação ajudem a formar uma consciência coletiva sobre o respeito que precisamos ter com as crianças e adolescentes. Esta soma de esforços dos órgãos envolvidos é importante para que todos sejam mais conhecedores do Estatuto da Criança e Adolescente”, afirmou a coordenadora da Casa dos Conselhos do Estado, Mayara Martins, que representou a SEDH.

Projeto – A jornalista responsável pelo Criança.PB, Janaína Araújo, fez a explanação e disse que o projeto objetiva capacitar profissionais da imprensa a aplicarem as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente no tratamento de reportagens que envolvam a temática criança e adolescente. “Serão realizadas uma série de ações para discutir, compreender e desenvolver o senso crítico sobre os meios de comunicação locais. Entre as atividades que devem acontecer durante o próximo ano estão seminários com conselheiros tutelares, jornalistas e operadores de segurança e direito”, disse.

Também está previsto a 2ª Edição do Concurso de Jornalismo, com premiação para jornalistas e fotógrafos, além da publicação de livro com uma análise de mídia em educação, saúde e violência. O projeto é uma realização da SEDH e do Cedca-PB, com execução da ONG Amazona e patrocínio da Petrobras.

Participantes – A mesa foi composta por Mayara Martins, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano; Ligia Malta, do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba; Wendell Rodrigues, jornalista do Sistema Correio de Comunicação, e Viviane Machado, da ONG Amazonas.

Ainda participaram da mesa Edivirgem Soares, da Secretaria de Estado da Educação; a promotora da Infância Soraya Escorel, do Ministério Público; Sônia Maria Carvalho, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e Lourenço Delaie, da Rede Margarida Alves.