João Pessoa
Feed de Notícias

População vai receber atendimentos nas áreas de Saúde, Cidadania, Educação e Justiça

sexta-feira, 19 de março de 2010 - 13:41 - Fotos: 
O município de Cuité, distante 240 quilômetros de João Pessoa, já vive a expectativa da instalação do Programa Praça da Gente, que estará na cidade na próxima segunda-feira (22). O governo do Estado e os órgãos parceiros já começaram os preparativos para a realização do evento, que será na Praça Cláudio Gervásio Furtado, no Centro da cidade. No local, serão oferecidos serviços de saúde, cidadania, beleza, cultura, educação, justiça e lazer, distribuídos em 22 espaços.

A prefeita da cidade, Euda Fabiana de Farias Palmeiras Venâncio, disse que a população (estimada pelo IBGE em 20.834 habitantes), está esperando a Praça com ansiedade. “Esperamos realizar mais de 20 mil atendimentos durante o evento, já que Cuité é uma cidade plural. Além dos munícipes também temos na cidade o Campus de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o corpo de alunos e professores que vivem aqui”, destacou.

Casamento e atrações com artistas da terra – Entre os serviços oferecidos está o casamento coletivo, que deverá oficializar a união de 20 casais. “Estaremos realizando o sonho de pessoas que vivem juntas há muito tempo. A cerimônia vai acontecer em um espaço na própria Praça”, disse a prefeita.

Ela acrescenta que reconhece a parceria com o Estado em trazer as ações para Cuité e afirma está se empenhando para acrescentar mais serviços ao evento. “Sabemos da responsabilidade do município em contribuir com o programa Praça da Gente e, por isso, estamos oferecendo médico, enfermeiro e serviço oftalmológico, através da unidade móvel da Prefeitura”, ressaltou.

As atrações culturais terão apresentações com artistas da terra, segundo a prefeitura Euda Fabiana. Uma das bandas confirmadas é a Filarmônica do Município, formada por jovens do programa Bolsa Família.

Serviços – Quem participar do Programa Praça da Gente em Cuité terá acesso a consultas e exames de mama, de oftalmologia e dermatologia; medição de pressão arterial; glicemia capilar; medição do índice de massa corporal (IMC); teste rápido de HIV/Aids; escovação e orientação de saúde bucal; teste rápido de PSA (exame de câncer de próstata); coleta de sangue para doação; cadastro de doadores de medula óssea; vacinação para adolescentes e adultos; salão de beleza; casamentos, divórcios e outros benefícios.

No espaço Meio Ambiente também serão distribuídas mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos e oficinas de educação ambiental. No Balcão de Direitos as pessoas podem retirar documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e registro de nascimento. Nos espaços Salva Vidas e PM Cidadã, a população poderá ainda assistir a simulação de contenção de incêndio em botijão de gás, simulação de abordagem policial e outros. Haverá também aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito; atividades recreativas e esportivas.

Parceiros - A Praça da Gente é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta com serviços de mais de 26 órgãos parceiros: secretarias de Educação e Cultura, Administração Penintenciária, Desenvolvimento Humano, Segurança e Defesa Social, Comunicação, Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte e Lazer; Casa Civil; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater, Empasa, Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Senac, Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União, INSS, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Estadual e prefeituras.  

Assessoria de Imprensa da SES-PB