João Pessoa
Feed de Notícias

População teve assistência de saúde e cidadania

domingo, 7 de março de 2010 - 12:42 - Fotos: 
Neste sábado (06), a Avenida José Galdino da Silva, no Centro de Monteiro, foi tomada por milhares de pessoas de todas as idades, em busca dos serviços de saúde e cidadania oferecidos pelo Programa Praça da Gente, do Governo do Estado. Trinta casais oficializaram a união; centenas de pessoas realizaram exames de oftalmologia, de mastologia e dermatologia e outras centenas retiraram documentos e tiveram acesso aos diversos serviços oferecidos no local.

A agricultora Avanilza Rodrigues Alves, estava no Espaço da Identidade retirando seus documentos. “Eu me casei em junho do ano passado e até agora meus documentos eram de solteira. Hoje estou me organizando. Estou achando ótimo porque, já fazia muito tempo que eu queria fazer isso, mas não tinha chance” disse.

 
Dezoito anos depois – O juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior oficializou a união dos noivos, que dançaram ao som do grupo Musical Dias e do trio de forró ‘Três do Xamêgo’, que animavam a festa dos recém-casados e a todos que também estavam presentes. O secretário da Saúde, José Maria de França, e a secretária-executiva, Lourdinha Aragão, foram os padrinhos dos casais.  

Os agricultores Lucineide Gomes dos Santos e Ailton Gomes de Freitas já moravam juntos há 18 anos e tiveram como espectadores do casamento seus cinco filhos. “Demoramos todo esse tempo, porque a gente não tinha condições financeiras. Estamos felizes” disse.

Já no Espaço da Enfermagem e Nutrição, um dos serviços mais utilizados, o agricultor Álvaro Barros Sousa, fez o teste de PSA (exame que norteia o câncer de próstata). “Eu já fiz esse exame há quatro anos, mas quero sempre estar de olho na minha saúde. Tenho que me cuidar!” afirmou sorrindo.

Formando cidadãos – Wellinton Teixeira Dias, 17 anos, estudante, estava no Espaço da Cidadania e Fala Cidadão, retirando seus primeiros documentos. “Eu quero tirar, CPF, identidade, e carteira de trabalho e achei ótimo isso que o governo está fazendo, aqui”afirmou.

A secretária-executiva de Estado da Saúde, Lourdinha Aragão, avaliou o programa de forma positiva. “É uma maneira do Governo do Estado apresentar as suas ações e serviços dando maior celeridade e comodidade à sua população, indo aonde ela está. O programa contou com a presença maciça de pessoas que procuraram as diversas tendas para receberem algum serviço”, disse.

Serviços – Entre os serviços oferecidos aos 31.100 moradores do município de Monteiro e mais aos habitantes das cidades vizinhas estavam: consultas e exames de mama, de oftalmologia e dermatologia; medição de pressão arterial; glicemia capilar; medição do índice de massa corporal (IMC); teste rápido de HIV/Aids; escovódromo e orientação de saúde bucal; teste rápido de PSA (exame que detecta câncer de próstata); coleta de sangue para doação; cadastro de doadores de medula óssea; vacinação para adolescentes e adultos; salão de beleza; casamentos, divórcios e outros benefícios.

Também houve distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; shows musicais e de dança, cinema; oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e registro de nascimento; simulação de contenção de incêndio em butijão de gás; simulação de abordagem policial e outros; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito; atividades recreativas e esportivas.

Parceiros – A Praça da Gente é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta com serviços de mais 26 órgãos parceiros: secretarias de Educação e Cultura, Administração Penintenciária, Desenvolvimento Humano, Segurança e Defesa Social, Comunicação, Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte e Lazer; Casa Civil; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater, Empasa, Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União, INSS, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Estadual.

Assessoria de Imprensa da SES-PB, com fotos de Roberio Gadelha