Fale Conosco

12 de fevereiro de 2014

População pode utilizar disque denúncia 197 para denunciar crimes na Paraíba



Qualquer cidadão pode colaborar diretamente com a Polícia para o enfrentamento à violência e apuração de crimes na Paraíba. No ano de 2013, a população 150 municípios do Estado utilizou o 197 – Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social – para realizar 4.630 denúncias de forma gratuita e com sigilo garantido. O serviço funciona 24 horas por dia, durante toda a semana.

De acordo com o gerente operacional do serviço, João Micena, o 197 colaborou diretamente para a apuração de homicídios e outros crimes. Segundo ele, mais de 100 crimes de homicídios registrados em Campina Grande no ano passado foram esclarecidos com auxilio das denúncias, resultando em dezenas de prisões. “O trabalho da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios) de Campina Grande comprovou que os moradores da cidade têm desempenhado um papel importantíssimo na elucidação de assassinatos, pois, na maioria dos casos, após a averiguação, muitos criminosos foram identificados e presos, mostrando a credibilidade dos informes repassados”, defendeu o gerente.

João Micena ressaltou ainda que, com a consolidação da compatibilização territorial que dividiu o estado em Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública (Reisp e Aisp), a expectativa é que em 2014 a eficiência do fluxo de tramitação e acompanhamento das denúncias seja ainda melhor, gerando perante a população uma resposta mais rápida as suas demandas.

Além de utilizar o número 197, a população ainda pode ajudar a Polícia enviando informações para o e-mail gintel.denuncia@ssp.pb.gov.br ou utilizando as redes sociais pelo Twitter e Facebook, seja para denunciar a prática de crimes ou localização de foragidos listados no ‘Portal Procurados’ (www.procurados.pb.gov.br), no qual estão disponibilizadas imagens dos criminosos mais procurados do Estado.