João Pessoa
Feed de Notícias

Orçamento Democrático: População do Vale do Mamanguape elege prioridades para o Governo

domingo, 5 de junho de 2011 - 10:18 - Fotos:  Franciso França/Secom-PB

Plenária do Orçamento Democrático aconteceu no ginásio Irmaozão. Foto: Francisco França/Secom-PB

Os mais de 147 mil habitantes dos 12 municípios que compõem a 14ª Região Geoadministrativa da Paraíba, polarizada por Mamanguape, escolheram saúde, educação, abastecimento d’água, segurança pública e habitação como as demandas prioritárias para a região. Na 13ª plenária do Orçamento Democrático, realizada neste sábado (4), no ginásio ‘O Irmaozão’, em Mamanguape, 777 pessoas representaram a população das 12 cidades e votaram pelas políticas públicas mais urgentes. A saúde teve 591 apontamentos, educação registrou 377 pontos, seguida abastecimento d’água com 252 indicações e segurança pública com 140 citações. O item habitação obteve 122 apontamentos.

Integram a 14ª Região Geoadministrativa do Estado as cidades de Mamanguape (sede), Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itaroroca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.

No início dos trabalhos o governador Ricardo Coutinho saudou a todos, prefeitos, lideranças e o público em geral e fez breve explanação sobre a decisão do governo de democratizar suas ações, ouvindo, debatendo com as pessoas. Na sequência o secretário do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, destacou a importância desta primeira etapa para a elaboração do orçamento do próximo ano. A subsecretária executiva do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, explicou como funciona as plenárias e a importância de se ouvir a população.

Iniciando a participação popular o padre Lucivaldo, de Itapororoca, apresentou pleitos nas áreas de educação e agricultura familiar. Um grupo de indígenas potiguara participou da plenária com a Dança do Toré. O líder Sandro, que representa as comunidades indígenas no governo do Estado, solicitou investimentos nas áreas de turismo, cultura, pesca, a solução para a implantação do hospital regional e a troca de suas casas de taipa por alvenaria.

Governador escuta pleitos da população . Foto: Francisco França/Secom-PB

A senhora Aldenice, de Mamanguape, solicitou aumento no efetivo policial no Vale do Mamanguape. No conjunto dos pleitos das populações dos doze municípios da região predominaram demandas nas áreas de educação, saúde, abastecimento, estradas, proteção de áreas ambientais e ações na agricultura.

O ambientalista Sérgio Alves de Sousa defendeu que os órgãos ambientais protejam a segunda maior reserva de pau-brasil localizada na região em Mamanguape, com 84 hectares de mata nativa. A primeira é na Bahia. A reserva fica no Distrito Pitanga da Estrada onde moram cerca de quatro mil pessoas.

Ciclo - As duas últimas plenárias da primeira etapa do ciclo do Orçamento Democrático vão acontecer na próxima sexta-feira dia 10 de junho em Princesa Isabel (11ª Região), às 19h e na cidade de Itaporanga, sede da 7ª Região, no sábado dia 11, às 16h.

As plenárias começaram no dia 29 de abril em Sousa. Na seqüência ocorreram em Cajazeiras, Catolé do Rocha, Pombal, Monteiro, Patos, Campina Grande, Esperança, Cuité, Guarabira, Santa Rita e Itabaiana.

Cerca de 12 mil  paraibanos já participaram das plenárias do Orçamento Democrático com a presença do próprio governador Ricardo Coutinho e dos secretários estaduais.

Veja o número de pessoas que já participaram das plenárias:

Guarabira: 880

Cuité: 721

Pombal: 663

Santa Rita: 3.000

Itabaiana: 862

Cajazeiras: 563

Sousa: 444

Campina Grande: 1.085

Patos: 636

Itabaiana: 862

Monteiro: 1.046

Catolé do Rocha: 735

Esperança: 700

Mamanguape: 777 pessoas