João Pessoa
Feed de Notícias

População da 1ª Região Geoadministrativa prioriza Saúde

sexta-feira, 3 de junho de 2011 - 10:28 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

Saúde, educação e segurança foram as ações públicas priorizadas pela população da 1ª Região Geoadministrativa, durante plenária do Orçamento Democrático, realizada na noite desta quinta-feira (2), nas dependências do ginásio de esportes “O Renatão”, no bairro Alto das Populares, no município de Santa Rita.

Com 1.086 apontamentos, a saúde foi escolhida como a principal ação que deverá receber mais atenção por parte do Governo do Estado. Em seguida vem a educação, com 964 apontamentos, e segurança, com 353. A plenária registrou cerca de 3.000 pessoas, que também reivindicaram saneamento (300 apontamentos) e habitação (284).

O prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon, manifestou sua satisfação pelo município estar sediando o Orçamento Democrático e elogiou a forma aberta e democrática com que o Governo do Estado vem discutindo os problemas do povo. “O governador Ricardo Coutinho não espera que os chefes políticos, os prefeitos vão até o seu gabinete. Ele inova e vem até o povo para ouvir suas prioridades”, declarou.

Ana Cláudia, do município de Riachão do Poço, disse que a população necessita de mais investimentos nas áreas de educação, saúde, habitação, além de geração de emprego e renda. Na educação, a prioridade apontada por ela foi a ampliação e reforma da escola estadual que hoje tem 298 alunos matriculados, mas não comporta a demanda. Algumas classes estão assistindo aulas em salas emprestadas pelo município.

A vereadora Célia Domiciano, do município de Bayeux, enumerou as prioridades dos habitantes: a conclusão do saneamento básico, obra, que segundo ela, está paralisada há mais de três anos; construção de um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos; habitação; e a implantação de uma escola em tempo integral.

Já Terezinha Silva, de João Pessoa, informou que a prioridade do município é a educação, especialmente no que se refere à implantação de escolas do segundo grau, com cursos profissionalizantes, pois muitos alunos têm que se deslocar dos seus bairros para outros a fim de dar continuidade aos estudos.

Os índios e quilombolas de Mituaçu também foram representados na plenária do OD da 1ª Região Geoadministrativa. Eles apontaram estradas, demarcação de território e moradia como suas prioridades.

A 1ª Região Geoadministrativa é integrada por 14 municípios, polarizados por Santa Rita: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

Itabaiana – Nesta sexta-feira (3), a audiência do OD será no município de Itabaiana (12ª Região), localizado no agrupamento das regiões do Agreste e do Brejo Paraibano e na Microrregião Agro-Pastoril do Baixo Paraíba. A plenária ocorrerá, às 19h, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Os municípios polarizados por Itabaiana são: Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda.

No sábado (4) será a vez de Mamanguape (14ª Região) sediar a plenária do Orçamento Democrático. A audiência está prevista para 16h, no ginásio de esportes “O Irmãozão”. Integram a 14ª região os municípios de Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacarú, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto, polarizados por Mamanguape.