João Pessoa
Feed de Notícias

População apoia ações do Governo do Estado para combater o mosquito Aedes aegypti

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016 - 17:23 - Fotos: 

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, por meio de visitas domiciliares, estão completando 21 dias. Neste período, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Prefeituras, está realizando visita casa a casa, para exterminar os criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Por onde têm passado, as equipes recebem o apoio da população que elogia a ação do Governo do Estado e se mostra receptiva às orientações.

O trabalho vem sendo realizado com o Exército nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Com o Corpo de Bombeiros, a atividade está acontecendo nos municípios de Alhandra, Conde, Malta e Monteiro. Nos demais municípios, as visitas são realizadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE).

Desde o início da ação em Cabedelo, o trabalho já aconteceu nos bairros Jardim América, Gonçalo, Intermares, Ponta de Campina e Praia do Poço, onde as visitas aos imóveis ocorreram durante toda o dia desta quarta-feira (3).

Um dos imóveis visitados no Poço foi o ateliê da artista plástica Maria dos Mares. Como ela trabalha com argila, usa água o tempo todo, mas tem o maior cuidado. Ficou feliz com a chegada da equipe formada por soldados do Exército e de Agente de Controle de Endemias e fez questão de mostrar todos os cômodos do lugar.

“Tomo todas as providências pra não acumular água. A que uso para decantar a argila, por exemplo, sempre cubro; como tenho muitas plantas, estou constantemente fazendo a limpeza, tirando os matos e as folhas secas que possam cair e se tornar criadouros do mosquito”, falou.

A artista disse que no apartamento onde mora também toma os mesmos cuidados e elogia a ação do Governo do Estado. “Faço questão de abrir as portas para a entrada das equipes e todos os moradores deveriam fazer o mesmo, pois todas as ações individuais dos cidadãos também são muito importantes, mas elas têm que ser respaldadas pelas políticas públicas, a exemplo da coleta de lixo adequada e saneamento”, sugeriu.

O horário de atuação das equipes do Exército e Bombeiros está acontecendo em dias úteis, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com intervalo para o almoço das 11h30 às 13h30.