Fale Conosco

10 de março de 2015

Políticas públicas para mulheres são destaque em palestra no Clementino Fraga



10.03.15 HOSPITAL CLEMENTINO FRAGA FOTOS VANIVALDO FERREIRA 23 270x202 - Políticas públicas para mulheres são destaque em palestra no Clementino FragaAs políticas públicas voltadas para as mulheres implantadas pelo Governo do Estado foram um dos focos da palestra realizada na manhã desta terça-feira (10), no Complexo Hospitalar Clementino Fraga. A palestra, ministrada pela presidente do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), Valquíria Alencar, faz parte das atividades que estão sendo realizadas durante toda esta semana pela direção do hospital para lembrar o Dia Internacional da Mulher.

Valquíria Alencar destacou os avanços e conquistas que a mulher vem alcançando nos últimos anos depois de muitas lutas.  Entre as melhorias, a presidente da Cendac falou da lei  aprovada na tarde dessa segunda-feira (9) pela presidente da República, Dilma Roussef, que, entre outros pontos,  tipifica o feminicídio como homicídio qualificado, classificando-o também como crime hediondo e  que  prevê uma pena de 12 a 30 anos para o agressor.

Com relação às políticas públicas implantadas pelo Governo do Estado, a presidente do Cendac destacou a criação das duas casas abrigo, sendo uma em João Pessoa e outra em Campina Grande, onde a mulher paraibana terá todo acompanhamento, além de qualificação profissional para o mercado de trabalho.10.03.15 HOSPITAL CLEMENTINO FRAGA FOTOS VANIVALDO FERREIRA 11 270x202 - Políticas públicas para mulheres são destaque em palestra no Clementino Fraga

Ela destacou também que a Paraíba já está bastante avançada em relação à criação da “Casa da Mulher Brasileira”, numa parceria com o Governo Federal. Valquíria Alencar disse que a Paraíba será o segundo estado a implantar esse serviço, que atualmente só existe em Goiás. “Será mais um espaço onde as mulheres terão a sua disposição um atendimento integral”, destacou.

A diretora administrativa do Clementino Fraga, Shirley Jucá, disse que comemorar o Dia Internacional da Mulher é de fundamental importância, já que a cada dia ela está conseguindo seu espaço no mercado de trabalho praticamente em ‘pé de igualdade’ com o homem sem esquecer, no entanto, o seu compromisso, a dedicação e a atenção para  com a família. “A cada dia a mulher está conquistando novos horizontes e traçando caminhos que antes eram exclusivos dos homens, levando-se em conta a competência e o dinamismo  com que elas desempenham suas funções no mercado de trabalho”,  destacou.

A diretora geral do Hospital, Adriana Teixeira, explicou que  a unidade de saúde tem 85% dos seus cargos ocupados por mulheres e apenas 15% por homens.

10.03.15 HOSPITAL CLEMENTINO FRAGA FOTOS VANIVALDO FERREIRA 27 270x202 - Políticas públicas para mulheres são destaque em palestra no Clementino FragaDe acordo com ela, no livro “Microtendências”, o analista Mark J. Penn deixa  alguns dados que merecem atenção  como, por exemplo: as mulheres estão à beira de dominar as profissões baseadas nas palavras, como jornalismo, direito, marketing e comunicações; Nas relações públicas – a arte de ajudar as pessoas a exprimirem-se da forma mais correta –, as mulheres perfazem 70 % do ramo, um aumento face aos 30% dos anos 70. Desde 1970, o número de mulheres advogadas na América cresceu 2900% e cada vez mais mulheres estão a escolher trabalhos que exigem bastante força física; vão desde atletas a primeiros socorros, trabalhadores da construção e até soldados.