João Pessoa
Feed de Notícias

Polícias Militar e Civil montam esquema especial para garantir a segurança no Carnaval

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 - 18:07 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

A Polícia Militar vai intensificar, a partir da noite desta sexta-feira (8), o policiamento nos pontos mais movimentados do Estado durante o Carnaval. Quatro locais receberão atenção especial: as praias de Jacumã, Lucena e Baia da Traição, no Litoral, e a cidade de Cajazeiras, no Sertão. A Polícia Civil, por sua vez, disponibilizará quase 300 policiais em várias cidades. O trabalho será desenvolvido com o apoio de 36 viaturas e delegacias móveis instaladas em pontos estratégicos, a fim de melhor atender aos foliões.

A Polícia Militar elaborou um planejamento mais específico para as praias e o município de Cajazeiras porque as atrações oferecidas ao público devem reunir um grande número de pessoas. Na praia de Jacumã, no Litoral Sul do Estado, 150 policiais militares farão a segurança diariamente, com o apoio de 10 viaturas e dois trios da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam). Esse policiamento se estenderá também para a praia de Pitimbu.

Para atender o folião, a 1ª Companhia de Polícia Militar Independente disponibilizou uma ‘linha direta’ – serviço que proporciona a população o contato direto com a polícia, por meio do telefone 9183-7510. “Estaremos empenhados para garantir a mesma tranquilidade alcançada em 2012 no Carnaval de Jacumã”, frisou o comandante da 1ª CPMI, major Cristovam Lucas. 

Litoral Norte – No Litoral Norte, duas praias contarão com um esquema especial de segurança: Lucena e Baía da Traição. Em Lucena, 70 policiais, seis viaturas e  quatro motos garantirão a segurança durante o carnaval até a próxima terça-feira (13).

Também no Litoral Norte, na Baía da Traição, a 2ª Companhia de Polícia Militar Independente montou um esquema de segurança especial para atender o turista e folião que escolher o destino para passar o carnaval. Por dia, 70 policiais, três viaturas e um trio de motos vão intensificar as rondas e o policiamento na praia. Além do policiamento, o comandante da 2º CPMI, capitão Alberto Filho, preparou um material de orientação e prevenção para ser distribuído.

“Estaremos distribuindo pulseiras para que os pais coloquem nos filhos com nome e telefone. Além disso, distribuiremos panfletos com dicas de segurança e na entrada da praia estaremos dando nossas boas-vindas lembrando algumas dessas dicas”, explicou Alberto Filho, informando que a praia de Barra de Camaratuba e praia de Campina também receberão reforço. 

Sertão – No sertão, as atenções se voltarão para Cajazeiras, que promoverá festas com atrações nacionais, o que deve atrair um grande público. A cidade contará com um reforço de 150 policiais militares e 24 viaturas, efetivo que a população vai poder contar durante 24 horas. 

Poluição Sonora – O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) atuará no combate à poluição sonora, com 120 policiais mobilizados e mais sete viaturas durante todo o carnaval. As ações se concentrarão nas praias de Jacumã, Lucena, Baía da Traição e no rio ‘Rabo do Pavão’. Os ‘paredões de som’ estão proibidos e quem for flagrado com esse tipo de veículo será orientado, pois nos casos em que não tiverem autorização da Sudema poderão ser multados no valor que varia de R$ 5 mil a R$ 50 mil reais e mais a apreensão do veículo. Quem quiser denunciar problemas com som alto, pode ligar para o 190 ou para o telefone 3218-7222.

Polícia Civil reforça efetivo

A delegada geral de Polícia Civil, Ivanisa Olímpio, informou cada regional fez seu planejamento próprio, seguindo a linha de integração com os outros órgãos operativos de segurança, e vai cobrir as áreas de festa abrangidas por seus territórios. “O maior objetivo é reprimir os crimes contra a vida e atender a população da melhor maneira, investigando e prendendo os responsáveis”, determinou Ivanisa.

O maior reforço acontece nos litorais Sul e Norte do Estado. Em Jacumã, uma equipe composta por delegado, escrivão e cinco agentes vai trabalhar durante todos os dias de Carnaval, com o apoio de duas viaturas. Uma delegacia móvel também será instalada na entrada da praia, para registro de ocorrências.

“A delegacia de Alhandra, que polariza o atendimento na região, permanecerá aberta em regime de plantão, para atender as ocorrências ordinárias”, acrescenta o delegado Gilson Fernandes, gerente Operacional de Polícia Civil Metropolitana.

Já o litoral Norte terá plantão centralizado na cidade de Mamanguape e reforço na cidade de Baía da Traição, que contará com uma equipe de delegado, escrivão e cinco agentes e quatro viaturas.

Gilson Fernandes explicou que Lucena, que também é conhecida por concentrar uma grande quantidade de foliões, terá todos os dias plantão, com delegado, escrivão e agentes, além de duas viaturas.

Para o policiamento no Carnaval Tradição da Capital, a Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana designou equipes com delegado, escrivão e pelo menos três agentes, em todos os dias de apresentação, a partir das 16h.

Permanecem abertas na Grande João Pessoa para atendimento à população as delegacias distritais de Cruz das Armas (1ª DD), de Mangabeira (9ª DD), Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), no bairro de Manaíra, as delegacias especializadas de Crimes contra a Pessoa, Infância e Juventude, Roubos e Furtos, Repressão a Entorpecentes, Mulher e delegacias municipais de Santa Rita (6ª DD) e Cabedelo (7ª DD).

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) estará funcionando em regime de plantão de 24h, todos os dias da semana. Qualquer ocorrência envolvendo roubos e furtos de veículos e cargas em todo o Estado será encaminhada pela delegacia onde o crime foi registrado à especializada da Capital, responsável por inserir dados no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).