Fale Conosco

4 de abril de 2016

Policial da PB finaliza curso Perícia Médica da Aviação Civil no Rio de Janeiro



O coronel da Polícia Militar da Paraíba, Fábio de Almeida Gomes, que é gerente executivo de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Polícia Civil, foi um dos profissionais de saúde habilitados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a realização de perícias e exames médicos específicos para pilotos, tripulantes e operadores de equipamentos em órgãos de aviação de segurança pública.

As aulas foram encerradas no dia 1º de abril, no Rio de Janeiro, com um total de 27 médicos de Corpos de Bombeiros e de Polícias Civis, Militares e Rodoviária Federal capacitados. Para o coronel Fábio, o curso foi enriquecedor e possibilita um melhor acompanhamento da saúde dos profissionais que atuam no Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Paraíba. “Essa é uma área especial de atuação, com exames periciais de extrema importância, capazes de proporcionar uma avaliação apurada da saúde dos tripulantes”, frisou.

“Examinadores médicos devem ter recebido formação em medicina aeronáutica, além de treinamentos em intervalos regulares, para avaliar policiais e bombeiros que atuam em helicópteros e aeronaves de resgate e salvamento ou de patrulhamento e operações em segurança pública. Por isso, promovemos esse curso em parceria com a Anac para ampliar o quadro de especialistas nessa área, na esfera federal e nas instituições estaduais”, justifica Regina De Luca Miki, secretária nacional de Segurança Pública do MJ.

O curso – Com uma carga horária de 33 horas/aula, e duração de cinco dias, a primeira turma do Curso Básico de Perícia Médica da Aviação Civil (CBPM) foi realizado na Unidade Regional da Anac no Centro do Rio. Foram capacitados integrantes da Polícia Rodoviária Federal e também das Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do Distrito Federal de dos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.