João Pessoa
Feed de Notícias

Policiais recebem qualificação sobre medidas preventivas com explosivos

quinta-feira, 3 de março de 2011 - 18:54 - Fotos: 
Policiais civis, militares e federais da Paraíba e de outros estados do Nordeste, além de integrantes do Fisco Estadual, participaram do Seminário “Medidas Preventivas com Artefatos Explosivos”, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento foi concluído na tarde desta quinta-feira (3), na Academia de Ensino de Polícia (AEP), em Mangabeira. Ao longo de três dias, os participantes receberam orientações específicas para as ações envolvendo ameaças com explosivos.

O coordenador da Comissão Nacional Anti-Bombas da Senasp, capitão da Polícia Militar do Ceará, Alkimar Sampaio de Sousa, foi o ministrante do seminário. Segundo ele, as aulas práticas foram executadas de forma a atender a realidade enfrentada pelos policiais da região Nordeste. “Além de informações técnicas que vão ajudar no trabalho desses profissionais, nós também pudemos alertar para os riscos nas situações de contato, como as apreensões e transportes de materiais explosivos. Todos os participantes já se depararam com situações semelhantes e, por isso, foi bastante produtivo”, afirmou.

Os participantes também consideraram o evento produtivo. “Estamos enfrentando muitos assaltos a bancos com uso de explosivos e essa capacitação foi importante, pois vai nos ajudar a combater de forma mais eficaz e segura essa nova modalidade criminosa que vem acontecendo no Brasil”, afirmou o soldado Carmo, integrante da Força Nacional do Ceará.

Para o tenente Soares, integrante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Paraíba, além do combate aos assaltos a bancos com uso de explosivos, a formação vai ajudar a polícia diante dos desafios futuros. “Recebemos informações de ponta, o que melhora nosso potencial de defesa contra atitudes criminosas envolvendo explosivos, inclusive nos preparando para agir durante o período da Copa do Mundo e Olimpíadas”, concluiu.

O perito criminal Eduardo Aparecido Toledo elogiou a iniciativa da Seds e destacou a importância da integração das forças policiais. “Foi muito produtivo, além da capacitação que todos recebemos, o grande legado desse seminário é a integração das polícias e órgãos fiscalizadores em nosso Estado”, destacou.

O secretário de Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, parabenizou os participantes e agradeceu o envolvimento de cada um no processo de formação. “Esperamos que essa integração identificada ao longo do curso continue no trabalho desempenhado por todos os policiais. Os criminosos não fazem fronteiras e precisamos estar preparados”, enfatizou.

O secretário executivo Raimundo Silvany adiantou que outros eventos como esse serão realizados para melhorar a capacitação dos policiais no Estado. “Vamos dar continuidade a esse trabalho, com outros módulos do curso, de forma a preparar, cada vez mais, nossos profissionais para os desafios”, destacou.

Ao final do seminário, todos receberam certificados de participação. Também participaram da solenidade de encerramento e entrega dos diplomas, o delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento, e a delegada de Crimes contra a Pessoa, Anny Karoline Carneiro, também coordenadora pedagógica da Academia de Ensino de Polícia (AEP).

Sobre o ministrante – O capitão da Polícia Militar do Ceará, Alkimar Sampaio de Sousa tem comprovada experiência na área de bombas e explosivos e formação em operações especiais na SWAT (Flórida-EUA), além de técnico em explosivos com cursos na Polícia Nacional da Colômbia e em Israel.