João Pessoa
Feed de Notícias

Policiais que se destacaram são homenageados durante Torneio de Tiro

segunda-feira, 2 de maio de 2011 - 15:24 - Fotos: 

Placas e medalhas foram entregues aos policiais que se destacaram. Foto: Edvaldo Malaquias/Secom-PB

Torneio de tiro com distribuição de medalhas, entrega de placas em homenagem a 16 policiais civis que desenvolveram ações de destaque e um café da manhã foram algumas das atividades promovidas pela Academia de Ensino de Polícia (AEP), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, na manhã do sábado (30), em razão do dia 21 de abril, data alusiva a Tiradentes, patrono das polícias do Brasil. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas, o secretário da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Coelho Lima.

O diretor do Instituto de Polícia Científica (IPC), Humberto de Araújo Pontes, que abriu a solenidade de entrega de placas aos policiais que se destacaram, disse que a data é muito importante e a homenagem representa o reconhecimento e a valorização dos servidores. “Há muito tempo não se via uma homenagem como essa, nos sentimos valorizados e estimulados”, comentou Pontes, que fez questão de agradecer ao secretário Cláudio Lima pela iniciativa.

Já o delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento Filho, acrescentou que a homenagem é também uma forma de estimular os profissionais que, segundo ele, dedicam suas vidas em favor da sociedade. “Serve de estímulo, pois sabemos que a missão de proteger a população da ação de criminosos não é tarefa fácil. Parabéns aos nossos policias”, frisou. 

O secretário Cláudio Lima agradeceu a presença de todos e reforçou que a homenagem é para reconhecer o trabalho dos policiais civis. “É o momento de agradecer aos servidores que arriscam as suas vidas para proteger a população, as famílias da Paraíba. Parabéns a todos”, disse o secretário, que durante a solenidade prestou homenagem ao policial civil Manoel Trigueiro Pereira, conhecido por Messias, um dos peritos criminais mais antigos, com quase 70 anos de idade.

“Eu fico até emocionado, Messias é um exemplo de policial, um exemplo de amor e dedicação à profissão, um exemplo a ser seguido”, comentou o secretário. Manoel Messias recebeu a placa comemorativa e falou da alegria de ser homenageado. “É o reconhecimento de um trabalho, uma alegria enorme que eu não esperava. Estou muito feliz”, disse o policial.

A delegada Maria Solidade de Sousa, do Núcleo de Policiamento Integrado da Ilha do Bispo, também recebeu uma placa em reconhecimento aos profissionais que se destacaram. “Essa placa não é só minha, mas de toda equipe, policiais civis e militares do Núcleo”, disse a autoridade policial.

Também participaram da solenidade o diretor da Academia de Ensino de Polícia, Bergson Vasconcelos, o coronel PM Sobreira, representando o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, delegados, policiais civis e militares, entre outros.

 Policiais civis homenageados – Maria Solidade de Sousa (delegada); Manoel Trigueiro Pereira (perito oficial criminal); Heuller Cleber de Sales (agente de investigação); José Mariano da Silva (agente de investigação); Gledson Lira Sousa de Lima (agente de investigação); Luiz Carlos da Silva (agente de investigação); Alisson Borges de Araújo (agente de investigação); Edílson Ramalho Fidelis (agente de investigação); Judas Tadeu de Araújo (agente de telecomunicações); Ricardo Jorge Correia (agente de investigação); Francisca Divina Silveira de Melo (perito oficial médico legal); Marcos Afonso Ponces Leon de Lima (perito químico legal); Maria do Socorro Dantas de Araújo (perito odonto legal); Adailson Gomes de Sousa (necrotomista); Raniére de Carvalho (técnico em perícia) e Isabel de Fátima do Nascimento (papiloscopista).

Café da manhã e Torneio de tiro – Ainda na manhã do sábado (30) foi servido um café da manhã e realizado o II Torneio de Tiro da Academia, com a participação de 38 policiais civis, divididos em nove equipes. A primeira colocação ficou com a equipe Charlie, que foi formada pelos seguintes policiais: Rômulo Lima, Milton Pinto Ramalho, Daniel Sales de Miranda e Samyr Youssef. Já a equipe Eco, composta por Arenildo Rogério, Paulo Webster, Samuel Luna e Mathias Pereira, ficou em segundo lugar. A terceira colocação foi para a equipe Alfha, de Carlos Roberto Barbosa, Silton Salvador, José Romero Lobo e José Deilson Pessoa. No individual, a primeira colocação ficou com o competidor Silvio Barreto. José Romero C. Lobo ficou em segundo e na terceira colocação Daniel Sales de Miranda.