Fale Conosco

21 de maio de 2009

Policiais paraibanos concluem Curso de Análise Criminal



São eles, a perita criminal da Polícia Civil, Andréa Giovana Dantas, e o segundo-tenente da Polícia Militar, Vinícius Lima. O curso teve o objetivo de capacitar operadores de segurança pública no uso de teorias, métodos e técnicas de ponta em Análise Criminal. Durante o evento, também foram selecionados profissionais para compor o Corpo Nacional de Professores de Análise Criminal, que terá a tarefa de elaborar a Malha Curricular Nacional de Formação de Analistas Criminais e o desenvolver o Programa Nacional de Capacitação de Analistas Criminais (Pronac).

Além de policiais civis e militares de diferentes funções e patentes, procedentes de 14 estados da Federação mais o Distrito Federal, a capacitação contou com a participação de alunos das polícias Federal e Rodoviária Federal, Detran e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Quatro países do Mercosul também enviaram alunos: Chile, Uruguai, Peru e Venezuela. 

O curso – Em dois meses de formação, os profissionais tiveram contato com o que há de mais moderno na área tema do curso, a exemplo das teorias criminológicas de suporte à análise criminal e estatística. Eles ainda tiveram a chance de realizar trabalhos de campo em análise situacional no Distrito Federal.

“Utilizamos ferramentas de ponta em laboratórios de informática, simulando situações reais de análise dos fenômenos criminológicos. Foi uma oportunidade riquíssima para a troca de experiências com profissionais de regiões tão diversas. Espero retribuir à altura, com eficiência, a confiança em mim depositada pela Polícia Civil da Paraíba, ao possibilitar minha participação no curso”, disse Andréa Dantas, única perita criminal oficial do País a participar da atividade.

Ascom da Segurança e Defesa Social