Fale Conosco

7 de maio de 2014

Policiais nomeados pelo Governo do Estado participam de curso na Acadepol



Delegados, agentes e escrivães de Polícia Civil nomeados pelo Governo do Estado no mês de abril deste ano estão participando de um curso na Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol). As atividades iniciadas nesta terça-feira (6) têm duração de 40 horas/aula e durante esse período serão ministradas aulas de manuseio e manutenção de arma de fogo, planejamento operacional, técnicas cartorárias, isolamento e preservação de local de crime.

O curso foi aberto com uma palestra do secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, Claudio Lima, que apresentou aos novos agentes de segurança pública o modelo de gestão da pasta, do qual fazem parte o programa Paraíba Unida pela Paz, que tem como objetivo enfrentar principalmente os crimes contra a vida no Estado; e a Compatibilização, que dividiu a Paraíba em Regiões, Áreas e Distritos Integrados de Segurança Pública, a fim de que os gestores das polícias Civil e Militar possam trabalhar com uma mesma responsabilidade territorial.

Para Cláudio Lima, apresentar o programa Paraíba Unida pela Paz aos novos policiais civis nomeados pelo Governo do Estado é necessário para que eles possam iniciar suas ações já de acordo com o novo modelo de gestão implantado na Paraíba desde 2011. “Vamos alinhar o conhecimento trazido por cada um no curso de formação ao que vivemos hoje, uma gestão focada em resultados para reduzir homicídios. É preciso que os novos integrantes da Polícia Civil da Paraíba exerçam todo o conhecimento adquirido na prática”, frisou.

As aulas preparatórias são uma ferramenta importante para capacitar estes servidores que vão atuar no combate ao crime. Além do curso oferecido aos delegados, agentes de investigação e escrivães, a Acadepol também está realizando mais cursos de formação três deles em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça (MJ): Pericias Criminais, Formação de Formadores em Perícia Criminal II e Formação de Formadores em Toxicologia Analítica.

Segue abaixo o calendário de cursos oferecidos pela instituição:

18/03 a 08/05 – Formação de Formadores Em Pericia Odonto Legal, carga horária de 80h/a

05 a 09/05 – Perícia Criminal com carga horária de 40h – (aulas para 58 peritos de todo o Brasil)

05 a 09/05 – Formação de Formadores em Tiro Defensivo Com Foco Em Pistola, carga horária 60h/a

05 a 28/05 – Formação de Formadores em Toxicologia Analítica, carga horária de 80h/a

06/05 a 17/06 – Formação de Formadores em Perícia Criminal II, carga horária 100h/a