João Pessoa
Feed de Notícias

Policiais do 1º Batalhão reforçam segurança no Centro da Capital

segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 08:40 - Fotos: 

Cerca de 500 homens do 1º Batalhão da Polícia Militar irão trabalhar no Centro de João Pessoa para garantir a segurança durante os festejos juninos. Equipes da Rotam, Choque, Rádio Patrulha, Cavalaria e policiais a pé estarão de prontidão em pontos estratégicos.

Além deles, militares do Serviço de Inteligência da PM vão trabalhar à paisana. O objetivo é inibir o tráfico de drogas, assaltos e pequenos furtos. A informação é do comandante do 1º Batalhão, coronel Carlos Américo, que realizou o esquema de segurança em comum acordo com o comandante do Policiamento Metropolitano de João Pessoa, coronel Wolgrand Lordão Júnior.

De acordo com Wolgrand, os trabalhos de segurança vão se concentrar no Ponto de Cem Réis, por causa da programação cultural que está sendo realizada no local. Apesar da quantidade de policiais, o comandante recomenda que as pessoas evitem andar desacompanhadas e trafegar em locais desertos, porque é nessas ocasiões em que os marginais costumam agir.  
 
“Nossa atenção será voltada, principalmente, para os locais de dispersão, porque é onde as pessoas ficam mais vulneráveis e podem sofrer assaltos. Também oriento que os transeuntes não andem com objetos caros e nem grandes quantias de dinheiro”, afirma.

No interior

A polícia está reforçando a segurança, também, nas cidades do interior que estão registrando movimentação maior por causa do São João. Campina Grande, por exemplo, está recebendo de João Pessoa cerca de 350 policiais todos os finais de semana. As tropas estão seguindo para o município nas quintas, sextas, sábados e domingos. Nesses dias, as grandes atrações se apresentam no Parque do Povo e deixam o local lotado. Todas as modalidades estão participando dos trabalhos.
 
Nas demais cidades, as companhias de policiamento realizaram um planejamento específico e estão mobilizando suas próprias equipes para garantir a segurança durante as comemorações.

Dicas

Para não se tornar vítima da violência nesse período, a Polícia Militar recomenda alguns cuidados para quem pretende viajar e passar as festas juninas longe de casa.

1. Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem.
2. Nas ausências prolongadas, peça a um parente ou vizinho para visitar  sua casa, para demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com carro na garagem).
3. Suspenda ou peça ao vizinho para recolher jornais e correspondência.
4. Não deixe jóias ou dinheiro ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre.Utilize o cofre de bancos.
5. Evite colocar cadeados do lado externo do portão.Isso poderá denunciar a saída dos moradores.
6. Desligue a companhia. Assim, você deixa em dúvida quem usá-la apenas para verificar se você está em casa.
7. Feche as portas com trinco e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares.

Nathielle Ferreira, da Secom-PB