João Pessoa
Feed de Notícias

Policiais civis recebem treinamento com simulador móvel de tiro em Monteiro

quinta-feira, 3 de agosto de 2017 - 16:12 - Fotos:  Divulgação

A região da 14ª Delegacia Seccional, com sede em Monteiro, recebe desde esta quarta-feira (2) o simulador móvel de tiro da Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol) para o treinamento de 51 policiais civis, entre delegados, agentes de investigação, escrivães e motoristas policiais. A visita faz parte do Programa de Treinamento Regular de Tiro da Polícia Civil.

O stand móvel e itinerante de tiro começou a ser utilizado desde o ano de 2015, quando o simulador foi adquirido por meio de um convênio da Secretaria da Segurança e Defesa Social (Sesds) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, um investimento de R$ 730 mil que gera uma economia de aproximadamente R$ 699 mil por semestre, pela projeção de disparos utilizando munição real, durante treinamento de policiais. Atualmente, apenas os estados da Paraíba e Santa Catarina dispõem de um stand móvel para capacitação, sendo que na Paraíba existe, além do móvel, o stand fixo, que fica na sede da Acadepol, às margens da PB-008, em Jacarapé.

De acordo com o diretor da Academia, delegado Severiano Pedro, o equipamento já treinou mais de 2500 policiais em todo o Estado e a ideia é que ele passe por diversas cidades, para tornar o treinamento policial uma constante. “Essa prática de tiro foi instituída desde 2012 na Paraíba, com o stand fixo, e vem estabelecendo capacitação contínua do policial civil no uso de sua arma de fogo, mediante agendamento e acompanhamento de um instrutor no acesso aos estandes”, disse.