João Pessoa
Feed de Notícias

Policiais civis realizam treinamento de tiro com munição real

sexta-feira, 18 de março de 2011 - 17:13 - Fotos: 
A fim de promover a qualificação de policiais civis, a Academia de Ensino de Polícia (AEP), da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), realizou na manhã desta sexta-feira (18) treinamento de tiro com munição real, que contou com a participação de 20 policiais civis. A atividade faz parte do curso de Tática e abordagem policial.

O treinamento foi iniciado por volta das 9h no stand de tiro da AEP, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Cada policial realizou disparos com utilização de pistolas .40 e a carabina .30 (magal).

Os alunos participaram de uma simulação de deslocamento em área de risco na pista de tiro prático. “Simulamos a entrada em áreas carentes, onde há resistência armada e irregularidade das residências. Foram utilizadas táticas em dupla com um policial fazendo a cobertura do outro”, explicou o instrutor do curso, Daniel Sales de Miranda, que é agente de investigação da Polícia Civil e tem formação em ações táticas especiais, operações em caatinga, operação de defesa interna, operações de proteções ao depoente especial, entre outros.

Ainda segundo Daniel Sales, o aproveitamento da turma foi excelente, “pois houve oportunidade de aplicar novas técnicas desenvolvidas ao longo do tempo, que vão minimizar a perda de policiais e a da população”.

O delegado Marcos Paulo, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Capital, foi um dos alunos. Segundo ele, o curso trouxe a oportunidade de reciclagem. “Nós que somos delegados precisamos desse treinamento constante, para absorver novos conhecimentos de técnicas doutrinárias, principalmente, com modernas técnicas de abordagens nas ações policiais”, explicou.

O delegado destacou, ainda, a importância da interação com outros profissionais de segurança pública.  “Durante o curso foi possível interagir com colegas de outras delegacias especializadas, trocar conhecimentos e experiência, além de manter contato com policiais de outros órgãos de segurança. Foi muito positivo”, afirmou.
 
No período da tarde, os policiais participaram de treinamento com paintball na Estação Mussuré, depois do posto da Manzuá.  O curso de Táticas e Abordagem Policial abrange disciplinas como Deslocamento em área de risco, Imobilização tática, Entradas táticas, Abordagens de veículos e pessoas, e Táticas em dupla. As aulas são ministradas por instrutores da própria Polícia Civil e o público-alvo são os integrantes de equipes que trabalham em delegacias especializadas como Homicídios, Entorpecentes e Roubos e Furtos, e Roubos e Furtos de Veículos.