João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia vai adquirir motos aquáticas e reforçar patrulhamento na água

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012 - 12:08 - Fotos: 

A Polícia Militar da Paraíba vai reforçar, no ano que vem, o policiamento nas áreas de mangues, rios, estuários e praias – sobretudo da Grande João Pessoa. Para isso, já está em processo de licitação a compra de seis motos aquáticas (conhecidas como jet skis) e uma lancha.

Para atuar nessa modalidade, 20 policiais concluíram, esta semana, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. A capacitação, ministrada pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, habilita o aluno a tripular e conduzir pequenas embarcações de até oito metros de comprimento, incluindo lanchas do tipo ‘Laep-7’, utilizadas no patrulhamento.

Segundo o ajudante geral da PM, Walter Dias de Araújo Júnior, que intermediou a participação dos militares no curso, o treinamento visa reforçar o trabalho que já é feito pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). Com o apoio de uma lancha, o BPAmb realiza rondas e fiscalizações para coibir crimes ambientais e de outros tipos, nas áreas de mangues, rios, estuários e praias.

No período de férias, prioritariamente, ganha atenção as proximidades da Praia de Areia Vermelha (em Cabedelo) e Picãozinho (em Tambaú), que já estão sendo monitoradas constantemente neste mês de dezembro. Segundo o subcomandante do BPAmb, major  Oscar Beauttenmüller, quando acionada, a equipe também atua coibindo a fuga de suspeitos em qualquer área de águas.

“Atendemos chamados principalmente nas cidades de Bayeux , Santa Rita, João Pessoa e Cabedelo, nas quais rios e mangues, principalmente o Paraíba e o Sanhauá, são utilizados pelos criminosos para praticar delitos como tráfico de drogas e pesca irregular”, contou o major, ao comentar que a chegada das motos aquáticas e a habilitação dos 20 militares (seis deles só do BPAmb) vai reforçar as fiscalizações.

A previsão é que, até fevereiro, as seis motos aquáticas licitadas sejam entregues à PMPB. Já a lancha, ainda em início de processo de licitação, deve chegar até o final de junho de 2013.

O curso – A capacitação especial para tripular embarcações de pequeno porte tem duração média de 15 dias, com a execução de aulas teóricas e práticas. Entre as disciplinas estão: primeiros socorros, sobrevivência pessoal, combate a incêndio, meio ambiente aquaviário, noções de navegação, arte do marinheiro e legislação náutica.