João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia realiza solenidade militar para formalizar passagem de comandos

terça-feira, 16 de julho de 2013 - 17:44 - Fotos:  Werneck Moreno

Uma solenidade militar realizada na sede do Quartel do Comando Geral (no Centro de João Pessoa), na manhã desta terça-feira (16), marcou a passagem de comando dos quatro batalhões e uma companhia da Polícia Militar, que receberam novos comandantes. O ato governamental que oficializou as mudanças foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta (12), nas páginas 6 e 7.

Esse processo de renovação é normal e importante, principalmente em uma gestão que busca sempre melhorar seus resultados. Esses comandantes deixam suas antigas funções, tendo cumprindo a missão que receberam, e assumem agora outro desafio”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, durante a cerimônia.


O gestor lembrou, ainda, que as exonerações e nomeações publicadas no DOE, que também aconteceram no âmbito da Polícia Civil, visam à adequação da Lei Complementar 111 de 2012, que faz a compatibilização das áreas integradas de segurança (criando 20 áreas) e remodela a divisão territorial do Estado (para o planejamento e gestão interna da Segurança Pública).

Tudo dentro desse novo modelo de gestão que implantamos desde 2011, focado em análises estatísticas e busca por resultados”, completou o secretário. O comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, também destacou que a renovação é importante e a busca é por cada vez mais integrar as ações das Polícias Militar e Civil. “É preciso nos integrar internamente, com a Polícia Civil e com todos os órgãos de defesa social, pois a violência é um problema sistêmico e que requer o empenho de todos”, enfatizou.

Durante a solenidade, ele homenageou quatro oficiais com a medalha de ‘20 anos de serviço’, que é concedida àqueles que prestaram relevante trabalho à Polícia Militar, garantindo a ordem e segurança do Estado.

Foram agraciados o tenente-coronel Lívio Delgado, que deixou o comando do 5º Batalhão e assumiu o sub-comando de Policiamento Regional Metropolitano; o tenente-coronel Adielson Pereira, que saiu do comando do Batalhão Ambiental e assumiu o 1º BPM; tenente- coronel Paulo Sérgio, ex-comandante do Batalhão de Trânsito e nomeado para o comando do Batalhão Ambiental; e o major Carlos Roberto Silva de Sena, que deixou a 3ª Companhia de Polícia e assumiu o comando do 5º Batalhão.

As mudanças ainda incluíram a desoneração do tenente coronel Paulo Almeida Martins, que saiu do 1º BPM e passou a comandar o Batalhão de Trânsito, e a nomeação do major Pablo Nascimento da Cunha para o comando da 3ª Companhia de Cabedelo. O primeiro, já foi agraciado anteriormente com a medalha de ’20 anos de serviço’ e o último ainda não completou o tempo requerido para a concessão da medalha.