João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia prende em Caaporã bando acusado de assaltos, homicídios e tráfico

quinta-feira, 22 de outubro de 2009 - 09:23 - Fotos: 

A operação teve inicio na manhã desta quarta-feira (21) e concluída no final da tarde com a localização de nove pessoas. Foram presos: José Roberto Pereira de Araújo (18), conhecido por Irmão ou Nininho, Marcos André Fidelis dos Santos (33), Cleiton Cunha da Silva (21), além de Simão Pedro da Silva e Edílson Ramos de Araújo, ambos com 19 anos e apreendidos quatro adolescentes, entre 14 e 17 anos.

Segundo informou o delegado de Caaporã, Rodolfo Santa Cruz, as investigações tiveram inicio no mês de setembro, a partir de um homicídio ocorrido na comunidade conhecida por Mangabeira ou Cangote da Burra, naquele município. A vítima foi Francimar Jorge da Silva, morto a tiros e pauladas.

No decorrer das investigações, a Polícia identificou quatro envolvidos e iniciou as buscas para localizá-los. “Tivemos informações que eles seriam chefes de uma quadrilha que vinha agindo na região”, disse a autoridade policial.

Uma operação foi montada para prender os integrantes do bando, escondidos no Cangote da Burra. O primeiro a ser preso foi José Roberto, conhecido por Irmão ou Nininho. Com ele, apreendido um revolver calibre 38, segundo o delegado, utilizado no assassinato de Francimar, além de uma arma de fabricação artesanal, 19 papelotes de maconha, 156 chumbinhos e apitos para avisar da chegada da Polícia e usados ainda para dar uma suposta “segurança” aos moradores em troca de R$ 5,00. “Eles extorquiam as famílias da comunidade e quem não pagasse corria o risco de ser assaltado e até morto”, disse o delegado Santa Cruz.

Em seguida, foi preso Marcos André, uma espécie de ‘olheiro do tráfico’, além de Cleiton Cunha, que para não ser preso atirou contra os policiais, mas acabou atingido na perna e levado para o hospital de Trauma onde se encontra sob custódia policial. Segundo a Polícia, Cleiton era um dos chefes da quadrilha, envolvido em vários crimes no litoral sul, entre eles, assaltos, tráfico de drogas, aliciamento de menores e extorsão.

Foram presos ainda Simão Pedro, acusado de assaltar um grupo de evangélicos quando saiam da igreja e Edílson Ramos. Os dois integram o bando e são envolvidos com o tráfico de drogas.

Ainda durante a operação, foram apreendidos quatro adolescentes acusados de envolvimento com o tráfico de drogas e crime de extorsão. Com eles, encontradas uma espingarda do tipo soca-soca e duas armas de fabricação caseira.

Todos foram conduzidos à delegacia local e autuados na forma da lei. Segundo o delegado Rodolfo, os adolescentes serão encaminhados para o Centro Educacional do Adolescente (CEA) e os maiores já estão na Cadeia Pública de Alhandra à disposição da Justiça.

Sérgio Veloso, da Assessoria de Imprensa da Segurança e Defesa Social