João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Militar realiza solenidade de promoção de oficiais e praças

sexta-feira, 23 de outubro de 2009 - 17:30 - Fotos: 

A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) realizou na manhã desta sexta-feira (23), a solenidade de promoção de novos oficiais e a conclusão dos cursos de habilitação de sargentos e cabos, evento prestigiado pelo comandante geral da corporação, coronel Wilde Monteiro, mais o secretário-executivo da Segurança e Defesa Social, Ramilton Sobral Cordeiro de Morais, que representou o governador José Maranhão.

A solenidade ocorreu no Centro de Ensino da PM, localizado no Bairro de Mangabeira. Familiares dos formandos e promovidos também marcaram presença no ato solene, que contou com guarda de honra da corporação e o cântico do Hino Nacional.

Valor – Ao discursar, o coronel Monteiro definiu a relação dos militares com a corporação a que pertencem. “Somos pela instituição e a instituição é por nós. Nenhum comandante enquanto à frente desta briosa organização pode se furtar ao dever de registrar, de forma justa e merecedora, um momento único como este, um congraçamento de valores profissionais e de todos aqueles que os reconhecem como tal”.

Ele disse ainda que estava diante de “um prestigiado elenco, seres humanos por baixo destas fardas. Homens e mulheres de quem podemos nos orgulhar, pessoas que em seu cotidiano, das mais diversas maneiras e nos mais variados locais, buscam o mesmo objetivo, contribuir para a Segurança Pública no nosso Estado”.

Patrimônio – O coronel Monteiro observou que na luta incessante travada pelos policiais em seu cotidiano, “por muitas vezes a demanda das atribuições não nos deixa refletir sobre o valor e a importância de nossas ações, mas nestas datas precisamos ressaltar, em que pese nossos esforços para melhor aparelhar a corporação, que o maior patrimônio que nossa instituição pode prover não são as viaturas, armas tampouco quartéis, e sim os profissionais que fazem a Polícia Militar”.

E com este pensamento e procedimento, a PM “comemora a promoção de 53 oficiais e de 169 praças, agora mais estimulados e mais realizados, orgulhosos de si e exaltados perante seus amigos e suas famílias”, acrescentou.

Destacando os esforços de todos os praças e oficias que fazem a corporação, o comandante geral ressaltou que “os recém promovidos ao primeiro posto de oficialato prestam um compromisso, em que ensejam além da vontade, sobretudo metas de não medir esforços para combater o crime e defender o cidadão”.

Desafios – Aos oficiais, ele afirmou que estão dando “mais um passo em sua ascensão. Comandantes que enquanto conquistam novas funções, se vêem preparados para as novas atribuições e, certamente estão cheios de coragem para encarar os novos desafios”.

Por tudo isso, ele parabenizou a todos pela chegada da nova etapa na carreira, e espera que se renovem votos de compromisso com a corporação e todos os paraibanos.

A solenidade contou com a presença do comandante do 1º Grupamento de Engenharia de Construção, general Vicente Gonçalves de Magalhães; o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), coronel José Américo Estrela Uchoa; secretário de Planejamento, Ademir Alves de Melo, mais os deputados estaduais Ranieri Paulino e João Gonçalves, entre outras autoridades.

Marcos Tadeu, da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar