João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Militar realiza palestra sobre interação entre órgãos de segurança

quinta-feira, 22 de setembro de 2011 - 16:57 - Fotos: 

“Interação entre os órgãos de segurança pública e a Auditoria Militar” foi o tema da palestra proferida pelo juiz auditor Ricardo Vital de Almeida, nesta quinta-feira (22), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. O subcomandante geral da PMPB, coronel Washington França da Silva, e o corregedor da instituição, coronel Jarlon Cabral Fagundes, participaram da palestra, ao lado de oficiais e corregedores setoriais que atuam nos Batalhões no Estado.

Na ocasião, o Juiz Ricardo Vital de Almeida destacou a importância da unificação dos procedimentos em sindicâncias policiais. “Todos os levantamentos das investigações são de fundamental importância para a apuração de qualquer desvio ou acerto do policial, seja ele civil, militar ou federal”, observou.

Segundo ele, uma apuração bem feita, com a participação efetiva de peritos, além de servir para esclarecer o crime, pode contribuir para inocentar o policial, que, às vezes, no estrito cumprimento das suas obrigações é obrigado a matar, numa troca de tiros, para se proteger e proteger a vida de terceiro.

O juiz Ricardo Vital defendeu a realização desses encontros com mais frequência, “com o objetivo de darmos um procedimento padrão nas Corregedorias, para que sejam elaboradas sindicâncias complexas que garantam o bom andamento da Justiça no âmbito da Auditoria Militar”. Ele enalteceu as Corregedorias, que funcionam como órgão pedagógico, elaborando pareceres técnicos e tirando dúvidas de quaisquer procedimentos disciplinares e administrativos.