João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Militar prepara mais 270 soldados no Curso de Formação

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 - 10:00 - Fotos:  Wagner Varela

A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) prepara mais 270 soldados para atuar no policiamento ostensivo e preservação da ordem pública em todo o Estado. Desde agosto do ano passado, os alunos iniciaram o Curso de Formação de Soldados (CFSd), que tem duração média de dez meses (1.300 horas-aula) e um currículo composto de mais de 33 disciplinas. A turma concluiu 45% da carga horária prevista e já presta serviços internos e externos.

Conforme o coordenador de Ensino, Treinamento e Pesquisa do Centro de Educação da PMPB, tenente coronel Roberto Alves, a previsão é que esses soldados terminem a formação em julho deste ano, quando devem ser distribuídos para os Batalhões de Campina Grande (2º BPM), Patos (3º BPM), Guarabira (4º BPM), Cajazeiras (6º BPM) e Grande João Pessoa. Eles passam pela capacitação no Centro de Educação da PM, em João Pessoa, e nos núcleos de formação situados nessas cidades.

“O Curso de Formação de Soldados prepara técnica e profissionalmente o jovem que ingressa na Polícia Militar da Paraíba , desenvolvendo habilidades para exercer as funções de soldado PM, em conformidade com a legislação vigente – sempre pautada na filosofia de polícia solidária, de proteção dos direitos humanos”, resumiu Roberto Alves.

Ainda segundo ele, os alunos participam das aulas no período de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Em julho de 2011, 521 soldados militares foram formados e distribuídos para atuar nos diversos batalhões da corporação em todo o Estado.

Benefícios – Ao ingressar no Curso de Formação, o aluno soldado já recebe uma série de benefícios, entre eles, uma bolsa de estudo inicial no valor de um salário mínimo, fardamentos, alojamento e alimentação. Eles também são contemplados com assistência médica e odontológica e um programa de atividades esportivas.

“Sempre tive o sonho de ser militar e ter a estabilidade do serviço público. Hoje me sinto realizado aqui”, contou um dos alunos do CFSd, Felipe Roberto de Moura, 23 anos. “A expectativa ao terminar a formação é crescer dentro da própria polícia, podendo chegar até o oficialato”, completou Felipe, ao lembrar que a rotina começa cedo, às 6h, e ao longo do dia são recebidas diversas instruções através de aulas em sala e em formaturas ao ar livre.

Ingresso – A admissão para o CFS é feita através de concurso público, composto por cinco etapas. No último, realizado em 2008 e que teve todos os aprovados já convocados, foram realizadas as seguintes fases: Exame Intelectual, de caráter classificatório e eliminatório;  Exame de Saúde, de caráter eliminatório;  Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório; Exame Psicológico, de caráter eliminatório; e Avaliação Social, de caráter eliminatório.

O aluno soldado PM Vicente Ferrer Albuquerque, 22 anos, contou que se preparou durante um ano para prestar concurso para Polícia Militar. “Como eu trabalhava durante o dia, estudava para a prova à noite, por três ou quatro horas e deu certo”, contou, ao revelar que de início o civil estranha o ‘militarismo’ que vê já no Curso de Formação, mas com o tempo se adapta. “Também percebemos que é uma instituição que realmente prepara bem o aluno soldado e que é estruturada”, completou.

Ainda como pré-requisito para ingressar na polícia paraibana, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais – além de não ter antecedentes criminais ou policiais. É requerido que o candidato esteja em gozo dos direitos civis e políticos e que tenha, no ano da matrícula em curso, pelos menos 18 anos e no máximo 30.  Os homens devem apresentar altura mínima de 1m65cm, enquanto as mulheres têm que ter pelo menos 1m60cm. Todas as condições de ingresso são especificadas quando do edital de seleção.

Clique aqui e onfira as disciplinas do CFSd da PMPB