João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Militar monitora Operação Voto Seguro em tempo real

domingo, 7 de outubro de 2012 - 10:33 - Fotos: 

A Operação Voto Seguro, em execução pela Secretaria de Segurança e Defesa Social e pela Polícia Militar, é monitorada a partir da coordenação de Planejamento Operacional e do setor de Tecnologia da Informação, com oficiais e policiais de plantão no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em João Pessoa. De acordo com o coronel PM Lamark Donato, da área de Tecnologia da Informação, o sistema acompanha toda a logística de pessoal e ocorrências relativas ao pleito eleitoral. Escalas de serviço, distribuição dos efetivos, viaturas, armamentos e equipamentos de proteção individual estão registrados no sistema da PM.

Os oficiais que coordenam as atividades da PM nas 77 zonas eleitorais alimentam o sistema com as informações sobre as ocorrências e, dessa forma, o comandante geral da Corporação, coronel Euller Chaves, e a Justiça Eleitoral acompanham os fatos em tempo real e tomam decisões.

O coronel PM Josman Lacerda de Albuquerque é o oficial da Corporação que está atuando diretamente junto ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), fazendo o elo entre a Justiça Eleitoral e a Polícia Militar para que as ocorrências sejam solucionadas com brevidade de tempo e o pleito eleitoral transcorra dentro da normalidade.

Na região metropolitana de João Pessoa, o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), com o telefone 190, mantém dois oficiais no comando das operações para agilizar as ações dos policiais militares nas ruas. Em João Pessoa, a Justiça Eleitoral reservou o estádio poliesportivo ‘O Ronaldão’ para recolher pessoas envolvidas em crimes eleitorais. No local estão funcionando delegacias da Polícia Federal e da Polícia Civil.

Segurança – Os coronéis PM Josman e Lamark acreditam que o eleitor paraibano vai exercer a cidadania em sua plenitude e que a eleição será tranquila. A PM faz a segurança das eleições municipais 2012 com todo seu efeito de 8.500 policiais.

Nas ruas, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran)  atua com o  efetivo de 500 policiais no Estado. Uma das operações da polícia de trânsito é a aplicação da Lei Seca. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas estão proibidos das 6h às 18h deste domingo (7), dia das eleições. A portaria da Secretaria da Segurança e Defesa Social de nº 091 /2012/Seds foi publicada na edição desse sábado (6) do Diário Oficial do Estado.