João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Militar inicia formação de novos instrutores do Proerd

segunda-feira, 19 de maio de 2014 - 14:47 - Fotos: 

Mais 37 policiais militares, sendo 36 do quadro da PM da Paraíba e um da polícia do Rio Grande do Norte, iniciaram, na manhã desta segunda-feira (19), a qualificação para atuarem na prevenção às drogas nas escolas da rede pública e privada da Paraíba. O curso, que tem duração média de 15 dias, prepara os alunos para serem instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). A aula inauguração aconteceu no auditório do Centro de Educação da corporação, localizado no bairro de Mangabeira, na Capital.

O diretor da unidade educacional, coronel Marcos Alexandre Sobreira, foi responsável pela palestra que abriu o curso, com orientações sobre o programa ‘Crack, é possível vencer’, uma iniciativa nacional em parceria com os Estados. “Esse programa tem três eixos de atuação: a prevenção, o cuidado e a autoridade (combate as ações criminosas) e vocês, como proerdianos, vão trabalhar o primeiro deles nas escolas”, lembrou o oficial.

Ele citou, ainda, o reconhecimento que o Proerd tem na Paraíba e em todo o Brasil. “Se tem Proerd na escola, os pais se alegram, ficam satisfeitos por saber que o filho está inserido no programa. É importante que cada vez mais pessoas tenham ciência desse projeto social”, completou.

Conforme a coordenadora estadual do Proerd, capitã Polyanna Laura, atualmente o Estado possui 190 instrutores em atividade. Afora o grupo já em formação (37 alunos), em agosto uma nova turma será iniciada com mais 36 PMs, totalizando uma média de 263 instrutores até o fim do ano. “É uma felicidade enorme nossa, enquanto coordenação, receber mais policiais para atuarem conosco nesse programa de prevenção primária”, destacou durante a aula inaugural.

Também participaram do evento, o policial militar do Rio Grande Norte, soldado Pedro Antoniony, coordenador e facilitador dessa turma; a major Maria Elizete de Lima, coordenadora estadual do Proerd no Piauí; o capitão Jairo Rodrigues de Freitas, adjunto da coordenação Pedagógica do Proerd da PM de Pernambuco; além de mentores e integrantes do Proerd da Paraíba.

O Programa – Em 13 anos de atuação na Paraíba, o Proerd já beneficiou 107.600 crianças e jovens, educando-os para resistir às drogas e à violência. No total, foram 105 municípios já atendidos pelo programa, que acontece em 12 encontros com atividades lúdicas e de orientação.

As escolas que desejarem receber o Proerd podem fazer o requerimento através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual (no caso das escolas públicas) ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral, localizado no Centro de João Pessoa. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone 3262-3580 ou pelo e-mail proerdparaiba@gmail.com.