Fale Conosco

18 de maio de 2012

Polícia Militar forma primeira turma da Guarda Municipal de Campina Grande



Pela primeira vez na história, a cidade de Campina Grande vai ganhar uma tropa formada por Guardas Municipais. A primeira turma conta com 80 participantes. Os alunos do Curso para Capacitação de Profissionais da área de segurança são homens e mulheres que foram aprovados em concurso público da Guarda Municipal, realizado pela Prefeitura de Campina Grande, no ano passado.

A capacitação das duas turmas, que acontece simultaneamente, teve início no dia 31 de janeiro desse ano. As aulas teóricas e práticas são ministradas das 7h às 18h, de segunda à sexta-feira, na sede do Segundo Batalhão de Polícia Militar, em Campina Grande. O treinamento é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, em 2011.

Segundo a coordenadora e instrutora do curso, capitã Luciana, os alunos recebem todo o material fornecido pela Polícia Militar como: apostilas, canetas, uniformes, armas e munições, e adquirem conhecimentos em diversas áreas da segurança, a exemplo de legislação, defesa pessoal, meio ambiente, direitos humanos e armas não letais. “A primeira turma de Guardas Municipais de Campina Grande será composta por profissionais com conhecimentos interados aos da Polícia Militar. Eles vão reforçar a segurança pública e nós, da corporação, teremos ainda mais confiança nesse grupo, já que acompanhamos a capacitação de todos”, disse a capitã.

A formação segue a grade curricular determinada em nível nacional pelo Ministério da Justiça para Guardas Municipais. São 30 disciplinas distribuídas em 640 horas/aula. Segundo o tenente-coronel Souza Neto, Comandante do Segundo BPM, o objetivo central do curso é contribuir na construção da identidade profissional da Guarda Municipal, de suas funções e competências específicas, para criar e aperfeiçoar padrões comuns nacionais de organização, gestão e atuação, proporcionando aos integrantes conhecimentos técnicos especializados à execução da atividade. “Essa capacitação é importante porque os prédios públicos terão uma maior segurança e monitoramento, assim como logradouros, trabalho que até então era realizado por policiais militares. Agora poderemos estender e distribuir esse efetivo militar em outras diretrizes, contribuindo para uma maior segurança ao cidadão”.

As aulas estão em andamento e seguem até o dia 26 de maio, quando vai haver a solenidade de entrega de certificados de conclusão. “O importante dessa iniciativa é a sociedade reconhecer que a Polícia Militar da Paraíba não é um órgão que trata hoje apenas da segurança pública, e sim, que por meio de parcerias contribui para a formação de outros agentes que diretamente trabalham para a segurança da sociedade. Estamos abertos para novos convênios que possam contribuir para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu o comandante.

Os guardas municipais aguardam apenas a nomeação para atuarem nas ruas de Campina Grande. O efetivo municipal também deve contribuir no reforço policial em grandes eventos, como O Maior São João do Mundo, que será realizado no próximo mês.