João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Militar forma mais 61 turmas do Proerd em João Pessoa

quarta-feira, 27 de novembro de 2013 - 14:29 - Fotos: 

Em uma solenidade empolgante, a Polícia Militar da Paraíba oficializou a formatura de quase duas mil crianças no Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd). O evento, que contou com a presença de 500 alunos do curso (que representaram os demais) de sete escolas municipais de João Pessoa, ocorreu na manhã desta quarta-feira (27) na Estação Cabo Branco, Ciências, Cultura e Artes – no bairro de Altiplano.

Na ocasião, as crianças brincaram com o mascote do Proerd, o leão Dare, e assistiram apresentações culturais que discutiam a temática das drogas. “Aprendemos muito sobre as drogas, os tipos, os perigos e a resistência que devemos ter a elas. Agora nos sentimos mais seguros para lidar com as situações diversas”, contaram Mylena Borges e Layza Mariah, ambas com 10 anos de idade, durante a formatura.

Elas passaram por quase três meses de curso, ministrado em dez lições que incluem disciplinas relacionadas aos malefícios do cigarro, da maconha, cocaína e do crack; além do bullying e das gangues. Ao final das aulas, que aconteceram em encontros semanais, os alunos receber o certificado de conclusão do Proerd.

Não é só passar informação para as crianças, mas conscientizá-las, mostrando os perigos dos entorpecentes e como elas podem dizer não a tudo isso de forma educada. É um trabalho de cidadania, no qual também mostramos às crianças que elas precisam respeitar a si mesmo e aos outros”, comentou a coordenadora estadual do Proerd, a capitã Polyanna Laura.

Segundo ela, só este ano, mais de 20 mil alunos estão sendo formados no programa de resistência às drogas, oriundos de escolas públicas e privadas. Nos 12 anos de funcionamento do programa, esse número passa dos 90 mil beneficiários, em mais de 50 cidades do Estado. No total, o programa tem quatro currículos divididos em séries escolares: 1º ao quarto ano, 5º ano, 7º ano e Proerd para os pais e funcionários das escolas.

Capacitação – Para atuar no Proerd, o policial militar passa por um curso de qualificação técnico-pedagógica especial com três níveis de formação profissional, de acordo com as diretrizes nacionais do Proerd. Há o instrutor, que trabalha diretamente com as crianças e adolescentes; o mentor, responsável pela formação e acompanhamento dos instrutores e, acima desses, o máster (com capacitação para formar mentores e planejar a aplicação do programa).

No Estado, a polícia conta com 180 instrutores formados na ativa, dos quais 27 também têm qualificação de mentor e quatro máster.

Como aderir – As escolas que desejam receber o Proerd podem fazer o requerimento através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual (no caso das escolas públicas), ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral da PM, localizado no Centro de João Pessoa. Mais e informações podem ser obtidas pelo telefone 3262-3580 ou pelo e-mail proerdparaiba@gmail.com.