Fale Conosco

21 de dezembro de 2011

Polícia Militar conclui Curso de Habilitação de Oficiais



A Polícia Militar da Paraíba realiza nesta quinta-feira (22), às 16h, a solenidade de formatura de 107 sargentos e sub-tenentes no Curso de Habilitação de Oficiais (CHO). O evento acontece no pátio do Centro de Educação da Polícia Militar, localizado no conjunto Mangabeira,em João Pessoa. Opatrono da turma é o governador Ricardo Coutinho, e o padrinho, o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves. O deputado estadual João Gonçalves é o paraninfo geral dos formandos.

O comandante do Núcleo de Programas de Extensão da PM, Major Juceilton Soares de Oliveira, explicou que o CHO, que teve duração de nove meses, confere o grau de Oficial da Corporação aos militares participantes. Esses futuros oficiais vão atuar nos setores administrativos da PM, mas também estão preparados para o policiamento operacional no dia-a-dia.

Dentre as disciplinas oferecidas no curso, os 107 militares estudaram administração pública, ética, processo penal militar, direito penal, além de polícia comunitária, uma modalidade de policiamento que vem se expandindo nos bairros de João Pessoa, a exemplo de Ilha do Bispo e Mandacaru.

O sub-tenente Sebastião de Almeida explicou que o curso tem grande importância para o policial militar, por possibilitar o ingresso no oficialato. O Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba é referência no País, também formando policiais de outros Estados.

 

O diretor do centro, coronel Sales Júnior, fez um balanço positivo das atividades da unidade neste ano. Seguindo diretrizes do governador Ricardo Coutinho e do coronel Euller de Assis Chaves, a direção formou diversas turmas de praças e oficiais, além de ter promovido cursos de aperfeiçoamento de policiais militares.

 

No Curso de Formação de Oficiais se formaram este ano duas turmas, uma de PMs e outra de Bombeiros Militares. Estão em andamento os cursos de formação de sargentos e formação de soldados. O Centro de Educação da PM também administrou este ano o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO).