Fale Conosco

17 de agosto de 2016

Polícia Militar celebra dia do patrono da corporação durante solenidade no Espaço Cultural



A Polícia Militar celebra, nesta quinta-feira (18), o dia do patrono da corporação, coronel Elísio Sobreira, durante solenidade que vai homenagear civis e militares com a entrega de medalhas. O evento será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

A solenidade terá o desfile de várias unidades da PM, a exemplo da Cavalaria, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rotam (Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas) e a participação das crianças atendidas por programas sociais da instituição, antecipando um pouco do que a corporação mostrará nos desfiles do próximo dia 7 de setembro.

No evento, será realizada ainda a entrega do “Espadim Tiradentes” aos novos cadetes, ato que marca o ingresso dos alunos do Curso de Formação Oficiais (CFO) na corporação e celebra o início da preparação dos policiais que vão exercer a função de comando.

O Patrono - Elísio Augusto de Araújo Sobreira (filho de Justino Augusto de Araújo e Maria Augusta de Araújo sobreira) nasceu em 20 de agosto de 1878, na cidade de Esperança, no Agreste paraibano. Com 29 anos (em 1907) ele foi incluído na Polícia Militar da Paraíba (na época denominada Batalhão de Segurança), no posto de Alferes – equivalente ao de 2º tenente atualmente. Dezessete anos depois, no ano de 1924, o então capitão Sobreira foi promovido a major e comissionado no posto de tenente-coronel. Em 1938, Elísio foi reformado nesse posto, voltando a ativa dois anos depois e promovido a Coronel, sendo o primeiro a ocupar esse posto no Estado. Elísio faleceu aos 64 anos de idade, em 13 de maio de 1942, em João Pessoa, cercado de amigos e familiares.

Desde 1993, com a sanção do decreto nº 15.489, de agosto de 1993, a corporação celebra até 20 de agosto o dia de seu patrono, onde é feita a entrega de medalhas com o nome dele, a mais alta comenda da Polícia Militar da Paraíba.