João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Militar capacita efetivo para o atendimento ao turista durante a Copa do Mundo

sexta-feira, 23 de maio de 2014 - 14:57 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

A Polícia Militar abriu as inscrições para o Estágio de Policiamento Turístico (EPTur), que visa capacitar o efetivo para o atendimento ao turista, já que a Paraíba fica entre os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, cujas capitais serão sedes da copa do mundo.

Para atender ao público que deve visitar o estado por conta da proximidade do local em relação às cidades-sedes, o estágio vai oferecer qualificação ao policial acerca do atendimento turístico, hospitalidade, além de orientações sobre como atender ocorrências que envolvem o direito do consumidor e ações de combate à exploração de crianças e adolescentes.  

Segundo o comandante da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur), capitão Onierbeth Elias, o curso aumenta a capacidade de levar este tipo de policiamento a uma quantidade maior de locais de interesse turístico. “A CEATur nem sempre está em todo canto e qualificando os policiais dessas áreas de interesse turístico, oferecendo a eles as noções básicas para o atendimento ao turista, estaremos aumentando a capacidade da Polícia Militar de proporcionar a este público a satisfação com os serviços de segurança pública”, explicou.

Uma pesquisa sobre a satisfação dos turistas, realizada no ano passado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba, mostrou que 96,33% dos visitantes afirmaram que pretendiam voltar ao estado.  Os dados – que analisaram o perfil do turista que vista a Paraíba – revelaram também que dos 517 turistas entrevistados, 73,42% apresentaram satisfação em relação ao serviços na área da segurança pública.

O curso - Serão oferecidas 30 vagas, distribuídas em 14 disciplinas. As aulas vão ser realizadas no Centro de Educação da Polícia Militar.

Inscrições – O edital com os detalhes sobre as vagas e as inscrições, que são exclusivas para policiais militares, foi publicado no boletim interno da instituição. As inscrições acontecem até às 10 horas do próximo dia 26. Os policiais interessados devem deixar o requerimento de inscrição, publicado com o edital, na Companhia Especializada em Apoio ao Turista, localizada na Avenida Márcio Onila da Conceição, nº 1275, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa.