João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia investiga duplo homicídio no presídio Sílvio Porto

terça-feira, 22 de março de 2011 - 11:09 - Fotos: 

A Polícia está investigando a morte de dois detentos ocorrida no final da noite desta segunda-feira (21), no presídio Silvio Porto, em João Pessoa. Segundo informações preliminares, o tumulto teria ocorrido por conta de uma briga de facções que se confrontaram no pavilhão 18. Cerca de 30 homens da Força Tática, GATE e Rotam, entraram e reforçaram o policiamento na penitenciária. A delegada plantonista, Julia Valesca, e uma equipe do Instituto de Polícia Científica, (IPC) também foram até o local para ajudar nas investigações.

Flávio Pinheiro Barbosa, 23 anos, e Sergiano José da Silva, 19 anos foram feridos até a morte com armas artesanais. Dois detentos, identificados como Ricardo Adriano Alves Lima e José Aderaldo Candido de Oliveira, ambos com 35 anos, assumiram os assassinatos e afirmaram que o motivo seria rixas pessoais. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios, na Central de Polícia, onde o flagrante foi lavrado. Depois de ouvidos, os detentos seguiram novamente para o Presídio Silvio Porto onde estão em celas isoladas.

Segundo o secretário de Administração Penitenciária, José Alves Formiga, que esteve no local, o eficiente trabalho dos agentes penitenciários e da polícia evitou que os demais detentos pudessem transformar o crime em rebelião. “Não houve nenhuma irregularidade na administração do presídio, a complexidade do sistema leva a casos como esse”, ressaltou o secretário.

José Alves Formiga também ressaltou que há nos presídios ações para impedirem estes casos, mas que infelizmente estes fatos acontecem no sistema prisional não só da Paraíba, mas no Brasil inteiro.  “De fato o sistema prisional no Brasil exige atenção especial, devido aos inúmeros problemas existentes e a complexidade do setor. O Governo está tomando providências, mas infelizmente algumas medidas só têm resposta a médio e longo prazo,” concluiu José Alves Formiga.