João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia inicia Operação Verão e reforça segurança nas áreas turísticas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 - 11:42 - Fotos:  Werneck Moreno

Mais de 200 policiais militares reforçam o policiamento da Região Metropolitana de João Pessoa nos meses de janeiro e fevereiro. É que nesta sexta-feira (10) foi lançada a Operação Verão, que tem o objetivo de garantir a segurança dos paraibanos e turistas, neste período de intensa movimentação nas praias e outros pontos turísticos. As ações seguem até o dia 21 do próximo mês e contam com o emprego de todas as modalidades de policiamento a pé e motorizado (com 30 viaturas extras).

Uma das novidades deste ano é o patrulhamento aquático do Pelotão de Policiamento Embarcado da Polícia Militar, que atua prevenindo os crimes ambientais e de outros tipos em rios, praias e estuários. Conforme o comandante do Batalhão Ambiental, ao qual o pelotão pertence, tenente coronel Paulo Sérgio, os trechos de Areia Vermelha, Picãozinho e todo o estuário do Rio Paraíba (de Cabedelo a Santa Rita) serão pontos de atenção durante a Operação.

Vamos auxiliar a Marinha na segurança dos turistas e dos condutores de embarcações. Abordaremos qualquer pessoa que apresente atitude suspeita ou tenha posturas que tragam risco aos banhistas”, garantiu. A unidade conta com duas motos aquáticas e duas lanchas, além de 30 PMs devidamente capacitados para atuar nas águas.

Segundo o sub-comandante geral da PM, coronel Almeida Rosas, que lançou oficialmente as ações em solenidade no bairro de Camboinha, em Cabedelo, na Operação Verão também serão utilizados os dispositivos de locomoção individual (chamados de segways). Os equipamentos foram adquiridos recentemente pelo Governo do Estado e auxiliam o policiamento na orla, inclusive com rondas na areia para evitar roubos e furtos.

Tendo em vista a convergência de pessoas em área turísticas e em grande eventos que acontecem nesse período, elaboramos um esquema especial para garantir que as famílias curtam as férias com tranquilidade”, comentou Almeida, ao lembrar que serão 200 PMs extras, fora o policiamento velado, que é feito sem fardamento para identificar possíveis suspeitos e se antecipar às ocorrência de delitos.

Trânsito – O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) age na Operação Verão através de blitzen e abordagens dentro da ‘Operação Lei Seca’ e na prevenção de outros crimes de trânsito. Conforme o comandante da unidade, tenente coronel Almeida Martins, o bairro de Camboinha, além de cidades como Lucena e Jacumã, no Litoral Norte, são foco das ações nesse período devido ao aumento no fluxo de turistas.

Não esquecemos também da prevenção, da orientação às pessoas, prioridade no nosso trabalho. Mas, quando necessário, coibiremos todo tipo de abuso, como adolescentes dirigindo irregularmente e o uso de carros de passeio nas praias”, detalhou Almeida, ao citar que recentemente uma pessoa foi presa em Cabedelo por fazer manobras perigosas na areia e arriscar a vida de banhistas.

O sub-comandante lembrou que a população pode colaborar com o trabalho da unidade, denunciando os excessos ao 190 (número de emergência da PM) ou através do 3218-5837 – que serve como canal do BPTran para atendimento ao público.