João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia homenageia civis e militares durante comemorações pelos 88 anos do 1º Batalhão

segunda-feira, 18 de março de 2013 - 18:58 - Fotos:  Werneck Moreno / Secom-PB

Uma solenidade militar na tarde desta segunda-feira (18), no Ponto de Cem Réis, Centro de João Pessoa, marcou as comemorações dos 88 anos do 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba (1º BPM), completados em 20 de fevereiro último. O batalhão, que é sediado no Centro de João Pessoa e que possui mais de 800 policiais, tem o maior efetivo e área de atuação de todas as unidades da PM distribuídas pelo Estado.

“Temos muito o que celebrar nesta data, pois nos últimos dois anos o 1º BPM recebeu investimentos que superam os R$ 4 milhões, melhorando desde sua estrutura física, quanto os equipamentos de trabalho de cada policial”, enfatizou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, durante a solenidade. Ele aproveitou a oportunidade para saudar toda a tropa presente e, junto com o comandante do 1º BPM, tenente coronel Almeida Martins, e o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, homenagear 48 civis e militares pela contribuição que deram para o crescimento do 1º BPM.

Do total, 27 pessoas – entre elas oito civis – foram agraciadas com o certificado de ‘Amigo do 1º BPM’ nove militares com a medalha do Mérito Operacional, concedida àqueles que se destacam por prestarem serviços à Polícia Militar, e 12 militares com a Láurea do Mérito Disciplinar, concedida àqueles que se distinguem pelo fiel cumprimento do seu dever como pacificador social.

Além deles, o comandante do 1º BPM, tenente coronel Almeida Martins, também foi condecorado com a medalha ‘Serviços Distintos – 20 anos’. “Minha fala hoje só pode ser de agradecimento, primeiro a Deus, e depois ao Governo do Estado e o Comando Geral, além de toda a tropa do 1º BPM que se empenha todos os dias para trazer a paz social”, disse Almeida, entusiasmado.

Encerrando a solenidade, o secretário Cláudio Lima lembrou de todos os desafios que a segurança pública enfrenta atualmente e a importância de nesse contexto ter uma polícia cada vez mais integrada e próxima da população. “Tenho certeza que a PM, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros têm feito um excelente trabalho em todo o Estado, um esforço que nos orgulha muito e que só tende a dar resultados ainda mais positivos”, pontuou.

Homenagens – Entre os homenageados pelo Comando Geral e o 1º BPM estão diversas autoridades civis e militares – a exemplo do comandante dos Bombeiros, coronel Jair Carneiro; o comandante e subcomandante geral da PM, coronel Euller Chaves e coronel Castro, respectivamente; a delegada geral de Polícia Civil, Ivanisa Olímpio; o coordenador de Comunicação e Marketing do PMPB, coronel Valterlins Dutra, e o soldado da PMPB, Luiz Duarte.