João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia forma mais 40 alunos do Proerd no Sertão paraibano

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 - 13:49 - Fotos: 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar da Paraíba, formou mais 40 crianças e adolescentes do 7º ano, desta vez em Cajazeiras (Sertão do Estado). A formatura que oficializou o término do curso, que acontece em 12 encontros com atividades lúdicas e de orientação contra o uso de entorpecentes, aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), na Escola Estadual Dom Moisés Coelho.

Só no segundo semestre deste ano, cerca de 500 estudantes estão sendo formados pelo Proerd em Cajazeiras e região, totalizando 16 municípios beneficiados. Nesta última formatura, os alunos receberam o certificado de conclusão do programa e apresentaram as redações que fizeram com os ensinamentos apreendidos durante os encontros.

Em todo o Estado, só em 2013, o número de crianças e adolescentes participantes do Proerd já chega a 20 mil. O programa tem quatro currículos, divididos para as seguintes séries : 1º ao 4º ano; 5º ano; 7º ano e Proerd para os pais e funcionários das escolas.

As instituições que desejarem receber os instrutores do Proerd podem fazer a solicitação através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual (no caso das escolas públicas) ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral, localizado no Centro de João Pessoa. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3262-3580.

Dados – Na Paraíba, a Polícia Militar já formou mais de 100 mil crianças nos doze anos de funcionamento do Proerd, sendo a maioria delas nos últimos três anos. O trabalho de prevenção já passou por mais de 50 cidades. Durante todo o curso, o programa enfatiza os malefícios dos entorpecentes e do Bullying, focando ainda a autoestima e a capacidade de tomada de decisão por parte dos alunos.

A ideia é que eles acreditem em si mesmos e saibam como dizer não às drogas. As crianças e os adolescentes também são incentivados a reconhecer as pressões do grupo e quais são as verdadeiras e boas amizades.