Fale Conosco

28 de junho de 2012

Polícia disponibiliza cerca de 8 mil homens para segurança dos festejos juninos no Estado



A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba dá continuidade ao Plano Especial de Segurança elaborado para garantir a tranquilidade durante os festejos juninos de 2012 em todo o Estado. Foi disponibilizado um efetivo total de 7.976 policiais civis, militares e bombeiros militares.

Somente para a comemoração do São Pedro da Capital, realizada na noite desta quinta-feira (28), serão empregados mais de 200 policiais militares, civis e bombeiros militares. A Polícia Militar vai adotar todas as modalidades de policiamento, a pé, motorizado, cavalaria, além de equipes do Choque. A Polícia Civil vai instalar uma delegacia móvel no Ponto de Cem Réis, com equipe formada por delegado, agentes de investigação e escrivães.

Também serão disponibilizadas equipes veladas de investigação para atuar durante a festa, além de manter os plantões de atendimento na 1º Delegacia Distrital, em Cruz das Armas, 9º Delegacia Distrital, em Mangabeira, e 12º Delegacia Distrital, em Manaíra.

O Corpo de Bombeiros está mantendo equipes em toda extensão da área onde ocorrem os festejos juninos em João Pessoa. Viaturas de combate à incêndio e resgate (ambulância) estão posicionadas em pontos bases nas proximidades do Ponto de Cem Réis e da Praça do Bispo.

Em Campina Grande, nos dias considerados de maior fluxo de pessoas, mais de 500 policiais militares estão de plantão, reforçando a segurança no Parque do Povo e em toda a região de Campina Grande. Nos dias de menor público, estão sendo empregados 250 homens. Para a segurança do Maior São João do Mundo, também estão sendo utilizadas câmeras para monitorar os principais pontos, dentro e fora do local da festa. As imagens, em tempo real, são transmitidas diretamente para uma Central de Monitoramento da Polícia Militar.

Efetivo – Para garantir a segurança dos paraibanos e turistas que visitam o Estado durante todo o período junino, foi disponibilizado um efetivo total de 7.976 policiais civis, militares e bombeiros militares. As ações iniciaram no início de junho, com a abertura do maior São João do Mundo, em Campina Grande, e só serão encerradas no final do mês. O Plano de Segurança do São João 2012 também prevê ações integradas com outros órgãos operativos, como Detran e  BPTran.

“Temos obtido bons resultados, prevalecendo o clima de tranquilidade nos festejos juninos em todo o Estado. Além disso, registramos uma redução de 20% no número de homicídios no período, em relação ao ano passado. A população deve continuar munida do espírito de paz e a polícia pronta para agir e garantir a segurança do cidadão”, avaliou o secretário de Segurança, Cláudio Lima.

Delegacia online – A população pode contar, ainda, com o serviço da Delegacia online, para o registro de ocorrências em que não haja violência, como furtos simples ou extravios de documentos (exceto transferência de veículos).

O acesso pode ser feito pelo Portal do Governo (www.paraiba.pb.gov.br) ou pelo endereço www.delegaciaonline.pb.gov.br. O usuário pode acessar a delegacia 24h por dia, em qualquer dia da semana. A ocorrência registrada é encaminhada para uma equipe de policiais responsáveis por validar ou não o documento no horário comercial (segunda a sexta) e enviar de volta ao usuário um número de protocolo pelo qual é possível imprimir o boletim.