João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia da Paraíba aprimora treinamento de tiro com novas tecnologias

quarta-feira, 7 de maio de 2014 - 08:46 - Fotos:  Secom-PB

Uma nova tecnologia vai ampliar a capacidade do treinamento de tiro dos policiais militares da Paraíba, que agora contam com o estande de tiro virtual. A novidade faz parte dos investimentos do Governo do Estado na formação e capacitação dos profissionais de segurança pública e foi entregue durante a inauguração da Unidade de Polícia Solidária do Renascer II, em Cabedelo, no último dia 5 de maio.

É a primeira vez que a Polícia Militar da Paraíba usa este tipo de tecnologia nos treinamentos. O software (programa) usado pela instituição foi desenvolvido na Paraíba e permite ampliar o número de disparos por cada policial, tanto na formação quanto na capacitação.

Os treinamentos são realizados com armas de verdade, adaptadas com um dispositivo de laser para efetuar os disparos, inclusive com simulação dos estampidos (barulho de tiro). Tudo fica registrado em um banco de dados para que o policial possa acompanhar seu desempenho e evolução durante os treinamentos.

O major Pablo Cunha, que é especialista em tiro policial, explica que o estande virtual não substitui o treinamento no campo real. “O sistema inovador possibilita um treinamento com total segurança para o aluno e o instrutor, com aulas preparatórias que permitem que o policial se adapte ao peso do armamento, do gatilho, ao conjunto de pontaria da arma e a estrutura de movimentos para os disparos, para, a partir daí, começar o treinamento real com disparos com munição real, que não é substituído, mas sim aprimorado com essa tecnologia usada na parte inicial”, explicou.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a aquisição demonstra o compromisso na formação dos policiais militares. “A preparação dos profissionais de segurança pública vem recebendo atenção especial por parte do Governo do Estado. O estande virtual vai permitir uma formação melhor, com mais de 3 mil disparos e uma capacitação rotineira dos responsáveis por cuidar da segurança dos paraibanos”, ressaltou.

O primeiro estande virtual de tiro está em funcionamento na sede da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Cabedelo, e está previsto, ainda para este ano, a implantação de mais dez equipamentos nos batalhões, companhias e centros de formação.