João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Civil participa pelo segundo ano consecutivo da Multifeira Brasil Mostra Brasil

sábado, 23 de julho de 2016 - 14:31 - Fotos:  Divulgação

Durante dez dias, a população vai ter a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho e os serviços prestados pela Polícia Civil da Paraíba. No stand com quase 250 metros quadrados montado pelo segundo ano consecutivo na Multifeira Brasil Mostra Brasil, que foi aberta nessa sexta-feira (22), no Centro de Convenções de João Pessoa, os visitantes podem conhecer as atribuições legais e a atuação dos policiais civis em operações de repressão qualificada já realizadas no Estado.

Os participantes da Multifeira também podem saber um pouco da história da Policia Civil de Carreira que existe desde 1981 e ainda ver o trabalho realizado diariamente por delegacias especializadas, o funcionamento de plantões, entender o trabalho da Academia de Policia Civil (Acadepol) que oferece cursos de formação para os policiais, conhecer como funciona o Instituto de Polícia Científica (IPC) e as tecnologias utilizadas pela Instituição. A delegacia móvel também está estacionada no stand com toda a estrutura apresentando como funciona o registro de ocorrência na unidade.

E, assim como no ano passado, o stand da PC levou para o evento a Unidade Itinerante de Treinamento Avançado de Tiro – um simulador móvel instalado em um caminhão especialmente adaptado para este fim, que percorre todas as cidades do Estado, levando aos policiais paraibanos a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e aptidões no que se refere ao treinamento de tiro. A unidade itinerante foi adquirida com recursos de convênio feito com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça, e com contrapartida do Governo do Estado da Paraíba.

O equipamento de tiro representa redução no custo do treinamento dos policiais civis, visto que no montante de um milhão de disparos com munição real o custo alcança em média R$ 3 milhões. No simulador, essa mesma quantidade de disparos tem o custo total de apenas R$ 80 mil. Durante os dias da Multifeira Brasil Mostra Brasil o público pode acompanhar o uso do equipamento que será realizado por monitores do curso de tiro da Academia de Policia Civil.

No primeiro dia o espaço chamou a atenção dos visitantes. A bancária Marileide Portela gostou de conhecer o trabalho da Polícia Civil na Paraíba. “Eu achei excelente porque normalmente as pessoas não sabem o que é a estrutura da Polícia Civil e aqui você vê toda especificada a atuação a quantidade e todo o processo. Muito bom”, disse a bancária.

“Eu achei bem interessante este stand da Policia Civil e muito importante também, principalmente porque tem muitos esclarecimentos. Em um evento como este onde muitas pessoas passam, uma estrutura assim, claro que todos vão ter a curiosidade de entrar e saber como funciona o trabalho da Polícia no nosso Estado. Vocês estão de parabéns”, falou Socorro Medeiros, bancária aposentada.

Já seu Paulo Germano, parou e ficou admirando a viatura antiga da Polícia Civil, um fusca 1969 que está parado entre os novos veículos da instituição. “Eu achei tudo perfeito, mas o que mais me chamou atenção foi o fusca , porque me fez voltar a infância. Este carro 69 motor 1300 fez muita criança correr no meio da rua, a gente chamava de viuvinha. Então, quando a viuvinha passava todo mundo entrava em casa. Eu reativei a memória que estava guarda lá atrás, voltei a ser criança, bom demais”, concluiu emocionado.