João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Civil e Ministério da Justiça promovem capacitação sobre Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro

quarta-feira, 26 de abril de 2017 - 09:01 - Fotos: 

Teve início na terça-feira (25) a capacitação sobre Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania (SNJ) e a Polícia Civil da Paraíba.  O curso reúne mais de 200 participantes de todo o Brasil, entre eles policiais Civis e Federais, promotores de Justiça, procuradores federais, advogados, auditores fiscais dos Tribunais de Contas da União e do Estado da Paraíba e servidores da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

O evento foi aberto pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, pelo delegado Geral da Polícia Civil, João Alves, e o diretor geral da Academia de Polícia Civil da Paraíba, Severiano Pedro do Nascimento. Também participaram da solenidade, o secretário adjunto da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes e o diretor do departamento de recuperação de ativos do Ministério da Justiça, Luiz Roberto Ungaretti Godoy e outras autoridades.

O curso está sendo ministrado na Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol) localizada na PB-008 em Jacarapé e tem duração de 4 dias o que contabiliza 20 horas aulas que são ministradas nos períodos da manhã e tarde. Durante o treinamento, os participantes têm a oportunidade de entender como funciona o crime organizado em vários setores e como podem identificá-lo e combatê-lo.

Além disso, as aulas também auxiliam na troca de conhecimento e informações. Elas fazem parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) que surgiu em cumprimento à meta nº 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) 2004. O objetivo do programa é criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, otimizando a utilização de recursos públicos e disseminando uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil.

De acordo com o Ministério da Justiça, desde que o PNLD foi criado no ano de 2004, quase 16 mil agentes públicos já foram capacitados, nos 27 estados Brasileiros. O programa também teve participação de países como o Peru, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Angola. “Este curso é suma importância, pois durante muitos anos os responsáveis pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro eram presos e muitas vezes não se descobria onde estavam os  bens e valores comprados com o dinheiro desses crimes, com a capacitação dos policiais e dos servidores públicos de vários setores, está cada vez mais fácil recuperar estes valores e devolvê-los para os Estados como também identificar e prender os responsáveis pela prática desses crimes”, concluiu o delegado Geral da Polícia Civil, João Alves.