João Pessoa
Feed de Notícias

Polícia Civil comemora 35 anos com inaugurações e homenagens na Acadepol

sexta-feira, 19 de agosto de 2016 - 18:50 - Fotos: 

As comemorações alusivas aos 35 anos da Polícia Civil da Paraíba foram abertas nesta sexta-feira (19). A programação foi iniciada durante uma solenidade na sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol), às margens da PB – 008, em Jacarapé. Neste 19 de agosto também são celebrados três anos da nova sede da Acadepol.

As ações festivas tiveram início com uma palestra do planejador financeiro Guilherme Baía, que ressaltou a importância de se manter uma vida equilibrada, inclusive nas finanças pessoais. “A ideia foi mostrar aos participantes sobre como organizar melhor seus gastos e investimentos financeiros. Aqui não é um local para dizer o que e como fazer para ganhar mais ou economizar, ou solucionar as dívidas, mas como deve ser o procedimento com o dinheiro, de forma consciente, prática e eficaz”, disse o palestrante.

Logo depois a palestra, houve a cerimônia de abertura com autoridades: o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima; o secretário adjunto Jean Francisco Bezerra Nunes; o delegado geral da Polícia Civil, João Alves; o delegado geral adjunto, Isaías Dantas Gualberto; o diretor geral do Instituto de Polícia Científica, Israel Aureliano; o diretor da Acadepol, Severiano Pedro; o diretor adjunto da Acadepol, Bergson Vasconcelos; e o ex-superintendente da Polícia Civil, Salvador Pereira.

Para o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o momento é de celebração. “A Polícia Civil da Paraíba tem muito que comemorar. Muitas realizações, mudanças em equipamentos, em treinamentos, em formação, tudo isso com compromisso nas investigações, em seriedade e, sobretudo, com respeito aos cidadãos”, disse o secretário.

Na ocasião, foram inauguradas a Galeria de ex-diretores da Acadepol, a Academia de Musculação e Clínica de Fisioterapia e, além disso, houve o descerramentos das placas de formatura de alunos dos cursos de formação que compreendem os anos de  1980-2014.

Mais programação – Dentro das celebrações, no sábado (20), acontecerão o Torneio de Futebol, Tiro e Paintball. O enceramento será com uma palestra na Central de Polícia Civil de Campina Grande, no dia 22, às 10h, ainda com o planejador financeiro Guilherme Baía. As comemorações também servem para lembrar o dia do Policial Civil, que é comemorado no dia 21 de agosto.

Sobre a Acadepol – A Academia de Polícia Civil da Paraíba foi inaugurada no dia 19 de agosto de 2013 e é considerada uma das mais modernas do país, representou um investimento R$ 7 milhões. As estruturas entregues este ano somam R$ 110 mil, na aquisição equipamentos e de novos ambientes no prédio, entre eles a clínica de fisioterapia e a academia de musculação.

Segundo o diretor da Acadepol, delegado Severiano Pedro do Nascimento Filho, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos policiais civis, bem como prevenir doenças relacionadas à atividade. Os recursos são frutos de convênio realizado entre a Secretaria de Segurança e Defesa Social e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Nestes três anos de atividade, a Acadepol capacitou o total de 4.463 alunos. Foram realizados 209 cursos de capacitação, sendo que 41 turmas fora da sede da Academia, atendendo aos policiais das diversas regiões do estado. Dentre os cursos realizados, têm destaque o Curso de Operações Táticas Especiais (COTE/2013), no qual foram recebidos alunos de quatro estados da Federação (RN, CE, PE e MT); Curso de Formação de Policiais Civis (2014); conclusão das três primeiras turmas de Pós-Graduação em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/2015) e o Curso de Investigação de Homicídios, pela Polícia de Miami (2016). A Academia de Polícia Civil também atende outras instituições, em parceria ou colaboração, a exemplo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária, Tribunal Regional do Trabalho e Escola Superior de Magistratura.