Fale Conosco

21 de novembro de 2012

Polícia Civil apura denúncias do 197 e efetua várias prisões por roubo, tráfico e homicídio em JP



O Disque Denúncia 197 tem ajudado a Polícia Civil a elucidar diversos crimes ocorridos no Estado e, em alguns casos, evitar que eles aconteçam. Por determinação da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, equipes das delegacias especializadas estão averiguando todas as denúncias feitas pela população.

Nos últimos 10 dias, investigadores da Delegacia de Crimes contra a Pessoa (Homicídios) e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), ambas da Capital, efetuaram várias prisões, além de apreender armas e drogas.

Entre as ações de destaque resultantes da investigação policial e auxílio do197 está a operação realizada na manhã do dia nove de novembro deste ano, por policiais da Homicídios e da  DRE. Três homens foram presos e um adolescente apreendido e, com eles, recolhido um verdadeiro arsenal: um fuzil calibre 7,62 (de uso restrito, das forças armadas e instituições policiais), uma pistola 7,65, uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 357 e um revólver calibre 38, todas municiadas.

Com dois dos acusados também foram encontradas várias pedras de “crack” prontas para revenda e uma pequena quantidade de “maconha”. As armas e a droga eram de propriedade de um dos suspeitos que estava preso num dos estabelecimentos penais da Região Metropolitana da Capital. O nome foi preservado para não atrapalhar as investigações. Todos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Outras prisões – No dia 11 de novembro, dois homens e dois adolescentes foram detidos no interior de um bar no município do Conde-PB. De acordo com denúncias do 197, os suspeitos Alisson Ferreira da Silva, José Marcos da Silva e os dois adolescentes estavam reunidos no local para planejar um latrocínio contra um morador do Conde.

“Graças à intervenção da equipe da Homicídios, mais este crime foi evitado. A denúncia foi confirmada e os acusados foram presos”, explicou o delegado Everado Medeiros, titular da Especializada. Na ocasião, foi apreendido um revólver calibre 38.

No dia 10 de novembro, policiais civis da mesma delegacia apreenderam um adolescente que portava uma arma de fogo e se preparava para praticar um roubo a um estabelecimento comercial localizado na cidade de Bayeux-PB. Com o adolescente foi apreendido também com um revólver calibre 32. Após os procedimentos de praxe o adolescente foi encaminhado à Delegacia de Santa Rita, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência de Ato Infracional.

“Com essas ações a Polícia Civil da Paraíba vem demonstrando o comprometimento quanto à redução dos crimes violentos letais intencionais, apreendendo armas e drogas, que juntos constituem respectivamente o instrumento e a motivação da maioria dos homicídios perpetrados no Estado. Vamos dar continuidade a esse trabalho e contamos com o apoio da população”, destacou o delegado Everaldo Medeiros.