Fale Conosco

1 de outubro de 2012

Polícia ambiental apreende 67 aves silvestres que seriam vendidas na Feira de Oitizeiro



Policiais do Batalhão de Polícia ambiental (BPAmb) apreenderam neste final de semana 67 aves silvestres que eram mantidas irregularmente em cativeiro para comercialização na feira de Oitizeiro, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa.  Ninguém foi preso em flagrante, pois os infratores fugiram ao saber da chegada da polícia.

“Por ser uma feira grande, os olheiros dos infratores avisam quando a guarnição chega e os responsáveis pelos animais abandonam as gaiolas”, comentou o major Oscar Beauttenmuller, subcomandante do batalhão.

Em todo o mês de setembro, as fiscalizações ostensivas do batalhão resultaram na apreensão de 273 animais silvestres – entre eles espécies ameaçadas de extinção.

Segundo o subcomandante do BPAm, major Oscar Beauttenmuller, em setembro foram intensificadas as fiscalizações ostensivas em feiras livres e áreas particulares nas proximidades de trechos de Mata Atlântica, para coibir a venda ilegal desses animais. Nove pessoas foram presas.

Crime – Criar ou comercializar animais silvestres ilegalmente acarreta multa de R$ 500, por cada bicho, podendo chegar a R$ 5 mil em caso de animal ameaçado de extinção. A legislação ambiental também prevê detenção que pode chegar a um ano, a depender da ocorrência.