Fale Conosco

19 de julho de 2012

Poetisa lança livro e expõe telas na Fundação Casa de José Américo



RenildeA professora e poetisa Renilde Cavalcante Alves vai estrear no mundo literário com o livro “Um novo olhar… Poesias que o cotidiano inspirou”. A obra será lançada dia 24 de julho, às 18h30, na Fundação Casa de José Américo. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, através da FCJA. A autora também fará a exposição “Poesias, sombra, luz e cor”, com suas telas. A apresentação do livro será feita pela professora da UEPB, Maria Gorete Cavalcante Pequeno.

Com 120 páginas, o livro é composto por poemas que foram construídos a partir da trajetória da pedagoga, professora, poetisa, esposa e mãe. “Encontrei na poesia um instrumento para externar minhas inquietações, anseios e ansiedade. Mediante essas indagações e reflexões, que foram registradas de forma poética, a partir das experiências, fatos e acontecimentos do cotidiano que surgiu este primeiro livro, que considero meu quarto filho, porque é um broto que surgiu do mais íntimo das minhas entranhas e de uma gestação de alguns anos”, revela a autora.

Como artista plástica, Renilde já participou de diversas exposições coletivas, sendo esta sua primeira individual. Flores, paisagens e abstratos são os principais temas em óleo sobre tela e, segundo ela, pintar é “uma terapia de viajar no pincel”. Para homenageá-la durante a sessão de autógrafos, seu filho Raiff Alves, acompanhado do amigo, Alex Roque, vai brindar o público com uma apresentação musical de voz e violão. Ambos são integrantes da Banda Impulso.

Sobre a autora – Natural de Gurjão, no Cariri paraibano, Renilde Cavalcante Alves tem formação em pedagogia. Atualmente aposentada, foi professora da educação básica, desde a adolescência, lecionando na rede pública em Santo André e João Pessoa.