João Pessoa
Feed de Notícias

Poetas Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano são atrações do projeto De Repente no Espaço

terça-feira, 29 de março de 2016 - 10:13 - Fotos:  Divulgação

O pernambucano Ivanildo Vila Nova e o paraibano Raimundo Caetano voltam a se enfrentar, desta vez, em João Pessoa, no dia 6 de abril. Os poetas, que chegaram a gravar um DVD juntos, são os convidados da edição de abril do projeto De Repente no Espaço. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. A noite da poesia popular acontece na primeira quarta-feira do mês, a partir das 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita.

Para o público fiel do projeto, a noite promete ser especial, pois reúne dois nomes do topo da lista da arte do repente. Poetas que têm o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Ivanildo Vila Nova – Eleito o Cantador do Século XX e ainda a maior referência quando o assunto é a arte do improviso, notabilizou-se pela rapidez de raciocínio e pelo grau de dificuldade na construção dos seus versos, demonstrando sempre um extraordinário conhecimento sobre os mais variados assuntos solicitados pelas plateias nas cantorias. Pela facilidade do “voo” pelos céus da cantoria, subindo à altura máxima permitida a um poeta cantador, recebeu o cognome de Águia do Improviso. Com mais de 50 anos de carreira, foi uns dos principais personagens na profissionalização do repente. Pernambucano com residência em Gravatá (PE), é conhecido por muitos como o maior cantador da atualidade. Já levou a cantoria nordestina para todos os cantos do Brasil e continua sendo figura constante nos festivais.

Raimundo Caetano – Conhecido por transformar a “construção” do seu improviso em obra-prima, esmerando-se no acabamento dos versos, refinando e polindo as estrofes, dando-lhes um toque de classe e beleza de tal forma que teve o seu trabalho comparado ao de um arquiteto, sendo apelidado de Arquiteto do Repente.

Iponax Vila Nova – Filho do repentista Ivanildo Vila Nova. Considerado um dos mais importantes recitadores da nova fase da poética popular nordestina, Iponax gosta de interagir com o público, permitindo a ele fazer parte de sua poesia. Convidado para participar ou mediar os maiores festivais de viola do País, o poeta traz na bagagem muita experiência e a referência dos principais cantadores do Nordeste.

Sobre o projeto – De Repente no Espaço é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. De julho a dezembro de 2015, foram realizadas seis edições simples. Em janeiro de 2016, para abrir o ano em grande estilo, o projeto contou com um formato diferente – o Desafio De Repente – com a participação de seis duplas de repentistas. Sucesso de público, a edição especial lotou o mezanino do Teatro Paulo Pontes.

Em fevereiro, quem dividiu o palco do projeto foi a dupla Antonio Lisboa e Moacir Laurentino. A edição de março foi dedicada às mulheres com a arte e a cantoria de Minervina e Soledade.

O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além de conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto De Repente no Espaço.

 

 

Serviço

De Repente no Espaço

Com Ivanildo Vila Nova (PE) e Raimundo Caetano (PB)

Data: 6 de abril (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes

Entrada: gratuita