Fale Conosco

30 de agosto de 2012

PMPB comemora 15 anos do Regimento da Cavalaria



A Polícia Militar da Paraíba comemorou nesta quinta-feira (30) os 15 anos da criação do Regimento de Polícia Montada “Coronel Calixto”, nome oficial da Cavalaria da corporação. A solenidade aconteceu no Parque de Exposições, no bairro do Cristo, onde compareceram várias autoridades militares, além de moradores da região.

O aniversário foi marcado por homenagens de reconhecimento ao trabalho dos policiais, que receberam medalhas referentes a tempo de serviço, disciplina e mérito operacional.

Foram 16 medalhas entregues a oficiais e praças. Outras 10 láureas do mérito “nobre amigo do Regimento” foram concedidas a personalidades que ajudaram no desenvolvimento da corporação, entre elas, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro; o subcomandante geral da PMPB, Francisco de Assis Castro, e o chefe da Divisão de Mobilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Sanderson Cesário Duarte.

O momento que mais emocionou os presentes foi a apresentação das pessoas atendidas pelo projeto de equoterapia da Polícia Militar, que são vítimas de sequelas neurológicas. O trabalho proporciona a recuperação desses pacientes com métodos teraupêuticos, onde o cavalo é o utilizado para recuperar movimentos.

Para o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Euller de Assis Chaves, o momento é de celebrar as melhorias que a corporação vem tendo nas condições de trabalho e na proximidade com a população.  “Estamos construindo o futuro agora, basta olhar as melhorias que tivemos nos recantos da Paraíba. Isso é fruto dos investimentos que estamos recebendo e, acima de tudo, do trabalho que cada policial militar vem desenvolvendo para promover a paz social”.

Cavalaria servindo melhor à população – O comandante da Cavalaria, tenente-coronel Anchieta, destacou a filosofia de trabalho que vive hoje o regimento. “Nossa unidade sofreu uma metamorfose funcional, pois hoje, além de cumprir com as missões rotineiras específicas da cavalaria (policiamento de eventos de massa), cuidamos também da segurança dos moradores dos bairros do Cristo e Rangel”.

Ele destacou ainda que a forma integrada de trabalho vem alcançando êxito nos resultados. “Vivemos um clima de integração e afetividade dentro da polícia, principalmente entre os comandantes de batalhões. Isso nos traz motivação para trabalharmos de forma integrada também com outros órgãos, como já fizemos aqui no Cristo e Rangel, onde, juntamente com a Sudema, fechamos estabelecimentos que provocavam poluição sonora e serviam de ponto de perturbação do sossego dos moradores”.

Investimentos – A Cavalaria recebeu do Governo do Estado, recentemente, cinco viaturas para ajudar no serviço de rádio patrulhamento desenvolvido nos bairros do Cristo e Rangel. Foi entregue também um caminhão Transaminal para transportes dos equinos, com dez baias individuais e compartimento de tropas climatizado. Os investimentos fazem parte do pacote de R$ 30 milhões que foram investidos este ano na Polícia Militar da Paraíba.

Equoterapia – É um projeto desenvolvido desde 2008 na Cavalaria da PMPB – que atende atualmente 40 pessoas vítimas de acidentes neurológicos, de segunda a sexta-feira, utilizando métodos terapêuticos e educacionais para a recuperação dos praticantes.  Os cavalos são utilizados para ajudar os praticantes a recuperar os movimentos de várias formas, mesmo que involuntariamente, o que nenhuma máquina até hoje foi capaz de simular.

A equoterapia tem permitido aos praticantes ganhos físicos, psicológicos, equilíbrio estático e dinâmico, conscientização corporal, aperfeiçoamento da coordenação, estimulação sensorial, além da melhora da autoestima.

UPS da Cavalaria – A área coberta pelo policiamento da Cavalaria ganhou, no mês de junho, uma unidade de Polícia Solidária. A UPS da Bela Vista atende cerca de 45 mil pessoas de bairros e comunidades da região (Cristo, Rangel, Bela vista, Boa Esperança, Novo horizonte, Bom Samaritano, Riacho Doce e Comunidade São Geraldo).

A unidade conta com o policiamento de uma viatura, quatro homens a cavalo e quatro de forma permanente na UPS. Também possui o serviço Linha Solidária – que permite que moradores entrem em contato diretamente com os policiais da Unidade. O número que atende a UPS da comunidade Bela Vista é o 8797-2717.

Policiamento a cavalo – O policiamento montado é uma tropa especializada para atuar em eventos com grande número de pessoas, como praças desportivas e eventos de massa, além de rebeliões em presídios e movimentos de classes. A cavalaria da PMPB possui 87 cavalos e um efetivo de 188 policiais.