João Pessoa
Feed de Notícias

PM realiza operações que visam diminuir o índice de criminalidade

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010 - 10:32 - Fotos: 

O aumento do efetivo, com a inclusão de 350 novos policiais nas fileiras da corporação, foi considerado fundamental pela Polícia Militar que intensificou ações de combate ostensivo à criminalidade na Grande João Pessoa, promovendo assim a redução dos índices de roubos e outros delitos na região. No caso dos roubos, a PM contabilizou 397 ocorrências, enquanto que em 2008 o número atingira 408 registros.

Em relação a ocorrência de roubos a estabelecimentos comerciais, igrejas, casas lotéricas e estabelecimentos bancários na Grande João Pessoa, a redução também foi notada no mês de dezembro de 2009 em relação ao mesmo período de 2008.

No geral, as diversas ações desencadeadas pela Polícia Militar em 2009 foram consideradas benéficas para melhorar a segurança da população paraibana. Apesar do aumento no número de homicídios ocorridos no Estado no ano passado em comparação a 2008, o comando geral da PM considera positivo o trabalho realizado.

Operação Verão – No mês de dezembro – época de maior concentração de turistas na região metropolitana de João Pessoa – foi desencadeada a Operação Verão com a utilização de todas as modalidades de policiamento, tais como cavalaria, choque, canil, motopatrulha, ciclopatrulha e ainda duplas a pé em pontos estratégicos, além do radiopatrulhamento.

O Serviço de Inteligência também foi considerado de fundamental importância para a descoberta de homicídios e bocas de fumo. Para garantir a segurança da população o comando da Polícia Militar utilizou no policiamento todo pessoal disponível, inclusive do setor administrativo e de alunos do Centro de Ensino da PM.

No elaborado entregue ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Wilde de Oliveira Monteiro, somente na região metropolitana de João Pessoa em 2009 foram efetuadas 527 prisões em flagrante, 58 porte ilegal de arma de fogo, 46 apreensão de drogas, 463 apreensões de veículos e ainda 33 cumprimentos de mandato de prisão, num total geral de mais de 1.100 ocorrências.

O bairro de Mandacaru apresentou 23 homicídios durante 2009, seguido do Cristo Redentor com 20, Mangabeira com 18 e Valentina Figueiredo com 15. O bairro São José, considerado violento apresentou 13 ocorrências de homicídios.

Com o relatório das ocorrências registradas em 2009, comparativas com 2008 o comandante geral da Polícia Militar, em conjunto com o Estado Maior da Corporação, vem realizando estudos para diminuir ainda mais esses números, mesmo porque se aproxima o período carnavalesco.

Cardoso Filho, da Secom