João Pessoa
Feed de Notícias

PM encerra curso com participação de oficiais de vários estados

terça-feira, 31 de maio de 2011 - 17:30 - Fotos: 

O Cesp funciona como laboratório de ideias - Werneck Moreno/Secom-PB

O coronel Washington França da Silva, subcomandante geral da Polícia Militar da Paraíba, presidiu na manhã desta terça-feira (31) a solenidade de formatura do Curso de Especialização em Segurança Pública (Cesp), no Centro de Educação. Trinta capitães concluíram o curso e estão aptos a serem promovidos ao posto de major.

O curso é destinado aos oficiais do posto de capitão, tanto da Polícia Militar da Paraíba como de outros Estados. Profissionais dos demais órgãos federais e estaduais de segurança pública também participaram.

O comandante do Centro de Educação, coronel Marcos Aurélio Carvalho, disse que o Curso de Especialização em Segurança Pública integra o programa de pós-graduação de Centro de Educação da PMPB, e visa o atendimento ideal de formação e capacitação continuada, humana e profissional de diferentes setores sociais envolvidos nas políticas públicas de segurança, estabelecido na matriz curricular nacional para a formação em segurança pública.

O Cesp funciona como laboratório de ideias, fomentando nos alunos a pesquisa, reflexão e o debate sobre as diversas questões de ordem e segurança pública, levando-os a contextualização e a pensar a gestão de segurança pública de forma mais ampla, integrada e articulada.

Com uma carga horária de 480 horas/aula, o curso contou com a participação de oficiais das Polícias Militares da Paraíba, Paraná, Tocantins, Rio Grande do Norte e um integrante da Polícia Rodoviária Federal.

Durante o curso, os participantes receberam aulas sobre estado, policia e sociedade; cidadania e direitos humanos; violência cultura e criminalidade, ética, mídia e segurança pública; metodologia da pesquisa científica; criminologia aplicada à segurança pública, geoprocessamento e análise criminal, além de políticas de segurança pública, teoria geral do Direito, cultura jurídica, estudos de direito administrativo, organização e cultura, administração e gestão pública, planejamento estratégico participativo, seminários temáticos e atividades físicas e desportivas.