Fale Conosco

30 de abril de 2013

Plateias lotadas marcam apresentações do Dia Internacional da Dança



funesc dia internacional da danca apresentacao bale popular em praca foto walter rafael 81 270x202 - Plateias lotadas marcam apresentações do Dia Internacional da DançaO Dia Internacional da Dança, 29 de abril, foi festejado no Estado com apresentações de grupos paraibanos em seis cidades. As apresentações foram em praças públicas e em teatros, todas com entrada gratuita.  “O nosso intuito foi divulgar a dança como expressão artística milenar e os nossos artistas que a praticam. Montamos uma programação com estilos diversificados da arte em cidades diferentes, e o resultado foi muito positivo, o público adorou”. Destacou Lu Maia, presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba,organizadora do evento realizado pelo Governo do Estado com o apoio das prefeituras das cidades envolvidas.

Grupos de Remígio, João Pessoa e Campina Grande se apresentaram em Pedras de Fogo, Cuité, Conde, Cabedelo, João Pessoa e Santa Rita. A programação ainda incluiu uma atividade extra em Campina Grande, a apresentação do grupo Contexto no 1º Festival de Dança de Campina Grande, que ocorreu no dia 26 de abril. No ano passado, o evento ocorreu apenas em João Pessoa.

funesc dia internacional da danca apresentacao grupo fragmentos em praca foto walter rafael 37 270x202 - Plateias lotadas marcam apresentações do Dia Internacional da Dança

As apresentações da segunda edição do Dia Internacional da Dança começaram às 15h no Conde. A Praça Central recebeu a montagem contemporânea “A Deusa que há em Mim”, da Cenário Cia de Dança (João Pessoa). Em Santa Rita, a apresentação do espetáculo Caravana, da Cia Lunay (João Pessoa) foi na Escola Estadual Anísio Pereira Borges, no mesmo horário. “A Outra Face”, do grupo de hip hop Vivarte The Boys (Remígio), foi a atração do município de Pedras de Fogo,no Colégio Waldecyr Cavalcante de Araújo Pereira.

Na capital, as atividades começaram à tarde, com a realização de uma oficina de Dança do Ventre, na Praça de Patins, ministrada pela bailarina Anne Mel. A aula contou com a participação de vinte mulheres, a maioria teve contato com a dança típica do Oriente Médio pela primeira vez. Elas aprenderam passos básicos da dança e conheceram alguns benefícios da prática. “Incluir a Dança do Ventre na programação do evento foi importante para mostrar que existem bons profissionais da área aqui no Estado, além de podermos passar alguns exercícios para as mulheres que podem trazer benefícios no dia a dia”, concluiu a instrutora Anna Mel.

funesc dia internacional da danca apresentacao grupo fragmentos em praca foto walter rafael 51 270x202 - Plateias lotadas marcam apresentações do Dia Internacional da DançaÀ noite a programação seguiu com mais três espetáculos. Em João Pessoa, o eventos atraiu um grande público à Praça Bela, localizada no conjunto Funcionários, com o grupo Cia de Ballet, que mostrou fragmentos de seu repertório de coreografias clássicas e contemporâneas.

Na cidade de Cuité, o público assistiu ao “Ballet Clássico Divertissement”, do grupo Fernanda Barreto (Campina Grande). A apresentação foi no Teatro Municipal Francisca Emilia da Fonseca. Em Cabedelo, o Balé Popular da UFPB apresentou o espetáculo “Encantados”, no tradicional Teatro Santa Catarina.