Fale Conosco

5 de junho de 2018

Plantio de árvores e palestras marcam Dia Mundial do Meio Ambiente no DER



der comemora semana do meio ambiente2018 (2)Com palestras e plantio de árvores nos seus jardins, o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba promoveu uma comemoração especial alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, transcorrido nesta terça-feira (5), visando conscientizar seus funcionários e colaboradores sobre a importância do consumo sustentável dos recursos naturais, que é a base da vida, a fim de reduzir os impactos negativos, lembrando que cada um faça a sua parte respeitando as dicas e soluções encontradas nos adesivos educativos em cada ambiente de trabalho.

O evento, que ocorreu no auditório Hugo Buriti, na sede central do DER, com a participação de grande número de servidores, foi aberto pelo superintendente Carlos Pereira de Carvalho e Silva, que destacou a importância da comemoração promovida pela Divisão de Meio Ambiente do órgão rodoviário, lembrando que atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. Segundo Carlos Pereira, a destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Após a abertura, a chefe da Divisão de Meio Ambiente do DER, engenheira civil Garmana Leite Gonzalez Toscano, fez uma explanação sobre o licenciamento de obras rodoviárias, as atividades do meio ambiente implantadas e gestão ambiental no DER.

O engenheiro ambiental Diêgo do Vale Oliveira destacou diversos pontos da legislação ambiental, entre os quais a implantação das associações, responsabilidade socioambiental, ciclo de vida dos produtos possíveis de reciclagem, responsabilidade compartilhada e saúde e segurança dos catadores de material reciclável.

A engenheira ambiental Karolyne Barbosa de Oliveira, outra palestrante do evento, falou sobre a importância do plano de gerenciamento de resíduos sólidos no DER, propostas e metas. A estagiária de engenharia ambiental, Eliana Dornelas, fez uma explanação de como é feito a reciclagem de lixo.

Além dos profissionais acima citados, o evento contou com a colaboração das estagiárias de engenharia ambiental Andressa Aragão, Thiara Campêlo e da secretária da Divisão de Meio Ambiente, Maysa Montenegro. Foi importante também a colaboração do diretor administrativo e financeiro, Filipe Braga de Brito Maia, e do gerente de Planejamento, Eliézio Ramos de Aquino.

Como parte da programação alusiva à data, foram plantadas quatro árvores nos jardins do DER, sendo duas Acácia Brasil e dois Ipês, pelos diretores Carlos Pereira, José Arnaldo Souza Lima, Armando Marinho e Filipe de Brito Maia.